Atualizado em: 20 janeiro 2014

O Poeta Juan Gelman: Vida e Obra

Conhecido por belas obras, Juan Gelman foi considerado um dos maiores autores da língua espanhola, o poeta argentino morreu aos 83 anos
Você Sabia?
Que a Poesia é forma de expressão literária que surgiu simultaneamente com a Música, a Dança e o Teatro.
download (1)

Juan Gelman morreu de síndrome mielodisplásica

Nesta Quarta-feira (15/01/2014) o grande poeta argentino Juan Gelman, este que foi ganhador do grande Prêmio Cervantes de 2007 acabou morrendo na última terça feira com seus 83 anos na cidade do México onde morava há mais de 20 anos.
Foi o que escreveu no Twtter com a seguinte mensagem “Juan Gelman, poeta da alma mexicana, poeta maior, está morto”, o presidente do Conselho Nacional para a Cultura e as Artes, Rafael Tovar.

De acordo com familiares ele morreu tranquilo ao lado de sua família de uma doença chamada de síndrome mielodisplásica, uma doença que é rara provocada por baixa produção de células sanguíneas.

publicidade:

Vida e sua Obra

Juan nasceu no ano de 1930 no bairro de villa Crespo em Buenos Aires e com isto a sua primeira obra publicada “Violín y otrascuestiones” (1956), com isto ele acabou ganhando grandes elogios da crítica, com seu livro chamado também de “El juegoen que andamos” (1959).

Com todo o sucesso destas publicações podemos contar com poemas diferenciados como por exemplo “Veloriodel solo” (1961), “Los poemas de Sydney West” (1969), “Fábulas” (1971), “Citas y comentarios” (1979), “Carta abierta” (1980), “Bajo lalluviaajena” (1980), “HaciaelSur” (1982), “Com/posiciones” (1983), e “Eso” (1984), entre outros.

Informação

Gelman também era considerado como um dos grandes poetas da língua espanhola e um grande lutador contra toda a impunidade das ditaduras existentes do Cone Sul, que aconteceram na Argentina, no Chile e também no Uruguai.

Gelman foi preso e ainda depôs em toda a Audiência Nacional dos tribunais superiores do país, em processos que foram abertos contra os militares que são responsáveis por todas as desaparições durante toda a ditadura da Argentina.

Fotos de  Juan Gelman

unnamedjuan-gelman-morre-reproducaoimages (7)images (6)download (5)download (3)download (2)download (1)download (1)

Vídeo sobre o Poeta Juan Gelman

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook