Atualizado em: 22 maio 2012

Marcos Pontes: Biografia e curiosidades do cara que já foi à Lua

Dentre grandes curiosidades, muitos devem se perguntar se realmente o Marcos Pontes foi para a lua não é mesmo? Esta realmente é uma informação na qual se afirma.
Você Sabia?
Marcos César Pontes, este é o nome completo de "Marcos Pontes", o primeiro astronauta brasileiro a fazer uma viajem para a lua. Nascido em 11 de março de 1963 em Bauru (SP), ele começou seus estudos aos 14 anos no SENAI, e logo a seguir, trabalhou como aprendiz na Rede Ferroviária Federal – RFFSA.
Marcos Pontes Biografia e curiosidades do cara que já foi à Lua (1)

O brasileiro que pisou na Lua, Marcos Pontes! (divulgação)

Você já ouviu falar de Marcos Pontes? Realmente você já deve ter ouvido falar, já que ele é considerado como herói para o Brasil, pois é o único brasileiro a conseguir chegar até a Lua.

Biografia

Marcos Pontes é casado com Franciska de Fátima Cavalcante no qual tem dois filhos. Assim como os brasileiros apostam no futebol, ele também está entre os amantes pelo esporte, sem contar que a musculação, violão ou piano, também fazem parte de seus hobbies. Uma pessoa humilde aparentemente, Marcos Pontes foi piloto de caça da  FAB, chegando ao posto de tenente-coronel.

publicidade:

Formado em 1980 numa  escola chamada de Colégio Liceu Noroeste, em Bauru, estado de São Paulo, em 1980, ele recebeu o seu  bacharelado em tecnologia aeronáutica da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, São Paulo, mas não pensem que parou por ai não, no ano de  1989 Marcos Pontes também um curso de  engenharia aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ou seja, uma pessoa otimista.


Curiosidades e a ida de Marcos Pontes para a lua

Considerado como um ícone em relação ao passeio que ele fez a lua, Marcos Pontes foi também o sortudo que ganhou também uma prêmio inesquecível sendo agraciado com a Medalha Santos Dumont e com a Medalha de Ouro Yuri Gagarin, pela Federação Aeronáutica Internacional. – No ano de 1998, após ter sido selecionado para ir ao programa espacial da NASA, ele foi chamado para integrar-se ao multinacional de construção da Estação Espacial Internacional.

Por ser uma pessoa que realmente tem conhecimentos na parte de voos, o corajoso Marcos Pontes se inscreveu na seleção para astronautas do programa espacial brasileiro, isso em junho de 1998 no qual após ter se afastado de tais funções militares, acabou se ingressando na função civil de astronauta onde passou a fazer parte de um grupo de 17 de astronautas da NASA.

Após ter se concentrado em seus treinamentos junto a pessoas competentes Marcos Pontes tornou-se o brasileiro mais feliz da época, isso mesmo, em 2006, ele fez o seu primeiro voo espacial, tornando-se o único brasileiro a estar a bordo da espaçonave russa Soyuz TMA-8, indo completar uma grande Missão chamada de “Centenário” a que se referia a comemoraria os 100 anos da aviação de Santos Dumont, confira algumas imagens do Marcos Ponte!

Galeria de fotos

Marcos Pontes Biografia e curiosidades do cara que já foi à Lua (8)Marcos Pontes Biografia e curiosidades do cara que já foi à Lua (7)Marcos Pontes Biografia e curiosidades do cara que já foi à Lua (6)Marcos Pontes Biografia e curiosidades do cara que já foi à Lua (5)Marcos Pontes Biografia e curiosidades do cara que já foi à Lua (4)Marcos Pontes Biografia e curiosidades do cara que já foi à Lua (3)Marcos Pontes Biografia e curiosidades do cara que já foi à Lua (2)Marcos Pontes Biografia e curiosidades do cara que já foi à Lua (1)Marcos Pontes Biografia e curiosidades do cara que já foi à Lua (1)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook