Atualizado em: 8 maio 2012

Quem foi Keith Haring?

Se estivesse vivo Keith Haring completaria em 4 de maio 54 anos de idade; ele foi um importante artista gráfico e deixou sua história gravada em vários murais espalhados pelo mundo.
Você Sabia?
Keith Haring era assumidamente homossexual e lutou até o fim de sua vida como um exímio ativista da causa contra a doença que o matou. Em certa fase de sua vida ele afirma que viveu nos Estados Unidos o ápice da promiscuidade sexual.
Keith Haring

Keith Haring completaria 54 anos e ainda é considerado um dos melhores artista gráficos do mundo. (Foto: Divulgação)

Keith Haring foi um artista gráfico de grande expressão. Desde a sua infância ele já se interessava pelas artes plásticas e dos seus 12 aos 14 anos de idade se dedicou a estudar designa gráfico. O dia 4 de maio ficou marcado pelo seu nascimento, nessa data o artista completaria 54 anos.

O trabalho de Haring ficou realmente conhecido depois que passou a desenhar bonecos e ele se tornou um artista reconhecido e conceituado pela Pop Art, um movimento artístico que surgiu no fim dos anos 50.

publicidade:

A influência do Grafite

Antes mesmo de concluir o curso que havia dado inicio Keith Haring natural da Pensilvânia, transferiu-se para Nova York onde se inscreveu na School of Visual Arts, nessa fase de sua vida o grafite já fazia parte do nosso mundo.

Os desenhos despojados e bem mais livres do que era possível enxergar nesse período fizeram com que o artista se impressionasse, a partir daí muito do seu trabalho sofreu grande influência do grafite.

A notoriedade

Os desenhos que levaram Haring a ser notado foram os que ele fazia nas estações de metro de Nova York, aquelas paredes puderam receberam os traços feitos com o giz. Depois disso veio a primeira exposição em 1980.

O sucesso apareceria cada vez mais em sua vida, e ainda na década de 80 participou de bienais e estampou seus desenhos em diversos murais pelo mundo, destaque para o Muro de Berlim.

Ganhar dinheiro foi uma questão de tempo, mas a vida trilhou caminhos um pouco trágicos por conta do que o dinheiro pode trazer. Keith Haring aproveitou bem a vida e desfrutou de um período em que nos estados unidos havia muita promiscuidade.

A doença que o levou a morte

O artista gráfico declarou em uma publicação da revista Roling Stone que era portador do vírus da AIDS, depois de ter afirmado tal coisa ele se engajou em uma causa para ajudar crianças portadoras do vírus HIV.

Seu último trabalho ficou conhecido como “Tuttomondo”, um mural que pintou na Itália e dedicou à paz universal, a partir disso sua doença deu sinais de que estava progredindo e aos 31 anos Haring nos deixou.

A homenagem do Google

Quem acessar o buscador no dia de hoje poderá notar que o Google prestou uma homenagem a Keith Haring. Lá é possível notar qual era a linha que ele utilizava nos seus desenhos e mais uma vez o maior buscador do mundo não se esqueceu de um ser notável que existiu um dia.

Homenagem a Keith Haring

A home do Google em homenagem a Keith Haring. (Foto: Divulgação)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook