Atualizado em: 27 abril 2012

Juan Gris

Juan Gris é um dos pintores espanhóis que marcaram o mundo com as suas pinturas e esculturas que remetiam ao cubismo.
Você Sabia?
Dois trabalhos surpreendentes marcaram o final da carreira de Juan Gris, que morreu aos 40 anos. Um foi feito em 1922 intitulado "O Livro de Música" e o outro chamado de "A Guitarra Frente ao Mar" nasceu em 1925.
publicidade:
Juan Gris

Juan Gris um dos expoentes da pintura cubista. (Foto: Divulgação)

A pintura em sua fase cubista foi muito bem representada pelo pintor espanhol Juan Gris Apesar de ter falecido precocemente, ele, que era considerado quem melhor representava o cubismo, deixou a sua marca na história artística do mundo.

A formação

Juan Gris estudou na Real Academia de Belas-Artes de São Fernando. Nessa época, tinha aulas com um importante pintor chamado José Moreno Carbonero.

publicidade:

Porém, era preciso conhecer mais e se aprofundar nas influências. Pensando dessa forma, Juan partiu para a França que é um reduto de arte. Lá, ele conheceu Pablo Picasso, que representava um dos maiores expoentes em se tratando de pintores.

A era cubista

O ano de 1912 trouxe coisas boas para a vida de Juan Gris, foi nessa época que ele passou a integrar oficialmente o movimento cubista e também conseguiu realizar sua primeira exposição individual.

publicidade:

A partir daí, o mundo todo passou a conhecer um dos melhores pintores de todos os tempos e que representou não só a pintura como também desenvolveu ótimo papel como escultor.

As obras mais conhecidas de Juan Gris

  • Copos e Jornal (1914)
  • O Pequeno-Almoço (1915)
  • Jarra e Copo (1916)
  • A Garrafa de Vinho (1918)
  • Garrafa e Fruteira (1919)
  • O Livro da Música (1922)
  • A Guitarra Frente ao Mar (1925)

Fotos das obras de Juan

Juan Gris

Você também vai gostar disso!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook