Atualizado em: 27 abril 2012

Juan Gris

Juan Gris é um dos pintores espanhóis que marcaram o mundo com as suas pinturas e esculturas que remetiam ao cubismo.
Você Sabia?
Dois trabalhos surpreendentes marcaram o final da carreira de Juan Gris, que morreu aos 40 anos. Um foi feito em 1922 intitulado "O Livro de Música" e o outro chamado de "A Guitarra Frente ao Mar" nasceu em 1925.
Juan Gris

Juan Gris um dos expoentes da pintura cubista. (Foto: Divulgação)

A pintura em sua fase cubista foi muito bem representada pelo pintor espanhol Juan Gris Apesar de ter falecido precocemente, ele, que era considerado quem melhor representava o cubismo, deixou a sua marca na história artística do mundo.

A formação

Juan Gris estudou na Real Academia de Belas-Artes de São Fernando. Nessa época, tinha aulas com um importante pintor chamado José Moreno Carbonero.

publicidade:

Porém, era preciso conhecer mais e se aprofundar nas influências. Pensando dessa forma, Juan partiu para a França que é um reduto de arte. Lá, ele conheceu Pablo Picasso, que representava um dos maiores expoentes em se tratando de pintores.

A era cubista

O ano de 1912 trouxe coisas boas para a vida de Juan Gris, foi nessa época que ele passou a integrar oficialmente o movimento cubista e também conseguiu realizar sua primeira exposição individual.

A partir daí, o mundo todo passou a conhecer um dos melhores pintores de todos os tempos e que representou não só a pintura como também desenvolveu ótimo papel como escultor.

As obras mais conhecidas de Juan Gris

  • Copos e Jornal (1914)
  • O Pequeno-Almoço (1915)
  • Jarra e Copo (1916)
  • A Garrafa de Vinho (1918)
  • Garrafa e Fruteira (1919)
  • O Livro da Música (1922)
  • A Guitarra Frente ao Mar (1925)

Fotos das obras de Juan

Algumas das obras de Juan Gris (10)Algumas das obras de Juan Gris (9)Algumas das obras de Juan Gris (8)Algumas das obras de Juan Gris (7)Algumas das obras de Juan Gris (6)Algumas das obras de Juan Gris (5)Algumas das obras de Juan Gris (4)Algumas das obras de Juan Gris (3)Algumas das obras de Juan Gris (2)Algumas das obras de Juan Gris (1)Juan Gris

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook