Atualizado em: 13 abril 2010

Herivelto Martins Biografia

Na minissérie Dalva e Herilvelto, exibida na Globo no início deste ano, se contou tudo ou quase tudo sobre a vida deste compositor e cantor romântico que fez uma parceria musical com sua então esposa, Dalva de Oliveira. Ele era carioca, nascido em 1912, e ainda criança já declamava poemas.
Com 18 anos, para sair das brigas constantes com pai, foi embora para o Rio de Janeiro. Lá, para sobreviver, foi palhaço de circo, vendedor, ajudante de escritório e tantas outras funções longe do mundo artístico. Mas, em um desses trabalhos, em uma barbearia, conheceu grandes sambistas da época. Chegou a fase de entrar para a música.Com essas amizades, conseguiu ter algumas das suas composições gravadas, entre elas a Da Cor do Meu Violão e  O Terço do Zé Faustino, não parando mais de fazer música.
Passou a fazer parte da dupla branco e preto, em que gravou certa vez em estúdio com a cantora Dalva de Oliveira. Nascia o amor entre eles e a história de um casamento marcado por grandes composições, fama, brigas e infidelidades.
O casamento só durou até 1947, e o fim aconteceu devido às traições, fato que o motivava a passar as noites fora de casa, bêbado e com prostitutas. Após divorciado e o fim da parceria musical entre ele e Dalva, começou um período de brigas, pois, ele desconfiava que também foi traído por Dalva. A única esposa que mais respeitou e não traiu foi Lurdes, com que ficou ate o dia da morte dela, em 1990.

Discografia
Herivelto com o Trio de Ouro (1942) Odeon 78
Ave Maria no morro (1943) Odeon 78
Laurindo (1944) Odeon 78
Odete/Bom dia Avenida (1944) Odeon 78
Jubileu de prata (1956) Continental LP
Um compositor em 2 tempos (1956) Copacabana LP
O Famoso Trio de Ouro (1969) Imperial LP
Trio de Ouro [S/D] Camden LP
Trio de Ouro e os seus sucessos [S/D] RCA Victor LP
Trio de Ouro [S/D] Revivendo CD
Jubileu de Herivelto [S/D] Copacabana LP
Carnaval de Herivelto [S/D] Mocambo LP

publicidade:

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook