Atualizado em: 23 abril 2013

Alfredo Volpi – Obras, Biografria

Conheça algumas das Obras de um dos maiores artistas que o Brasil já conheceu, o pintor, Alfredo Volpi. Veja sua trajetória e as fotos com suas obras!
Você Sabia?
No ano de 1938 foi então que Volpi teria conhecido o pintor italiano bastante renomado que se chamava Ernesto de Fiori. E este encontro seria algo bastante frutífero para ambos os pintores acontecendo em uma época bastante oportuna para os dois, o que enveredava um caminho de maiores liberdades estéticas.
Alfredo Volpi

Um dos maiores artistas, Alfredo Volpi colocava em suas obras o dia-a-dia de sua vida. (Reprodução)

Alfredo Volpi foi um dos maiores pintores brasileiros, nascido na cidade de Lucca na Itália em 1896, e na época a família Volpi teria emigrado para São Paulo se estabelecendo na histórica região do Ipiranga contando com um pequeno comércio.

Este era um destino bastante comum aos filhos de imigrantes italianos. Foi então nesta época que o artesão começou a realizar seus primeiros trabalhos artesanais em 1911 sendo assim pintor e decorador. É possível que seja neste ponto que venha o gosto pelo trabalho contínuo e também gradual de sua linguagem estética, o que era muito valorizado e como ele chamava o saber fazer.

publicidade:

Trajetória de Vida!

Até os anos 30 o pintor estava a elaborar sua técnica de trabalho, considerando assim trabalhos mais consistentes, se utilizando de cores para as construções de equilíbrios próprios. E por estes tempos o pintor se tornou próximo de artistas como Fúlvio Pennachi e Francisco Rebolo Gonsales passando a fazer parte do Grupo Santa Helena. Aos poucos o pintor começou a se destacar por não ser um membro do grupo que realizava trabalhos conservadores, destoando do seu grupo de pintores tradicionais.

Aos poucos uma tensão trouxe situações de limites para Volpi, que teve problemas de saúde sérios em sua família, gerando assim uma liberdade nos gestos que teria imprimido uma nova dinâmica evidenciando em suas obras que fossem bastante próprias e que iria se desenvolver de forma gradual até que se atingisse um ápice onde suas composições passaram a ser entendidas em vários e respeitáveis termos de colorações, linhas e também formas diferenciadas de qualquer outro grande pintor.

Vale citar que Volpi era um homem muito a frente de sua época e não se importava com rótulos que fossem artificiais, com isto a grande diferença é que ele não tinha o compromisso de ser moderno ou também alguém popular.

Obras de Volpi

Quadro, "Sereia" de 1960. (Reprodução)

Quadro, “Sereia” de 1960. (Reprodução)

A "Fachada" foi contruida em 1960 também. (Reprodução)

A “Fachada” foi contruida em 1960 também. (Reprodução)

Em 1960, o quadro "Mulata" consquistou os adeptos. (Reprodução)

Em 1960, o quadro “Mulata” consquistou os adeptos. (Reprodução)

"Bandeirinhas Estruturadas", de Volpi em 1966. (Reprodução)

“Bandeirinhas Estruturadas”, de Volpi em 1966. (Reprodução

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook