Atualizado em: 16 setembro 2011

Albert Szent-Gyorgyi - Biografia, Fotos e Obras

Sendo considerado como um dos melhores fisiologistas, Albert Szent-Gyorgyi se dedicou de cabeça aos estudos fisiológicos, quis buscar a perfeição em relação as suas descobertas, e assim sendo, tornou-se um ícone para as pessoas do mundo.

Não só Albert Einstein, mas sim, muitas outras pessoas, já assumiram o cargo de seres inteligentes, seja no Brasil, ou em qualquer outro lugar, isso é fato. Um dos exemplos de uma pessoa muito importante para a vida de muitos que até mesmo nunca ouviram falar, está em relação ao Albert Szent-Gyorgyi, saibam mais sobre ele:

Biografia

Um fisiologista Húngaro, Albert Szent-Gyorgyi, um homem muito importante, nasceu em lado norte-americano, onde recebeu o Nobel de Fisiologia/Medicina no ano de 1937. Foi dos responsáveis por descobrir algumas das necessidades que o ser humano mais precisa para hidratar o seu copo, a vitamina C, enfim, levou a descobrir e documentar a vitamina C como catalisador.

publicidade:

Albert, iniciou os seus estudos na Universidade de Semmelweis no ano de 1911, ao longo do tempo, foi se desgastando em relação ao que já tinha aprendido, no qual apelou para outro setor para estudar, começou então a fazer investigações no laboratório de seu tio. Hoje em dia, as pessoas até que estudam bem, porém, não se sabe ao certo, se realmente se mostram dedicados tanto como ele.

Em sua trajetória, Albert se dedicou de cabeça aos estudos fisiológicos, quis buscar a perfeição em relação as descobertas, para que, enfim conseguisse ajudar as pessoas do mundo. Naquela época, no ano de 1914  os estudos foram interrompidos para servir como um médico do exército na Primeira Guerra Mundial I.

No ano de 1916, época em que o mestre da fisiologia, vamos dizer assim, já estaria triste e desgostoso com a guerra, deu um tiro no braço, alegou ser ferido por fogo inimigo, e foi mandado para casa em licença médica, desde então, foi algo que o levantou e motivou-o a terminar a sua formação médica e receber o seu MD em 1917.

“Até mesmo o Google fez a homenagem a Albert Szent-Györgyi, que nesta setxa-feira(16) o mesmo faria 118 anos. Albert, foi o cientista responsável por ter descoberto a vitamina C”.

No mesmo ano, casou-se com Kornélia Demény, e seu avô e seu tio materno, como eram professores de anatomia na Universidade de Budapeste , ele teve a oportunidade de estudar na instituição, seguindo então, como os seus estudos de uma maneira dedicada, até que matriculou-se no laboratório de anatomia.

Ele iniciou, no Instituto Rockefeller, suas pesquisas sobre respiração celular, ciclo de Krebs. Estudando as células, ele descobriu uma substância redutora, que mais tarde veio a ser chamada de ácido ascórbico. Ele observou também que essa substância possuía uma atividade anti-escorbuto. Em 1937, Szent-Gyorgyi ganhou o Prémio Nobel por suas pesquisas relacionadas com a vitamina C. Já em 1938, iniciou pesquisas com a contração muscular e descobriu a miosina, actina e ATP.

Se pensam que a vida dele foi fácil, estão enganados, pois ele foi até perseguido pela polícia de Hitler e deixou a Hungria como fugitivo da Gestapo, na parte boa, também ajudou  vários amigos judeus, pelos sufocos que passavam naquela ocasião. Por fim, o húngaro, foi até  eleito membro do parlamento e ajudou a restabelecer a Academia de Ciências.

Em 1947, descontente com o comunismo no seu país, foi para os Estados Unidos para dirigir a pesquisa no Instituto de Pesquisa Muscular, em Massachusetts. Em 1956 obteve a cidadania norte-americana. Já nos EUA, desenvolveu pesquisas sobre câncer e aventou a possibilidade de os radicais livres fazerem parte da gênese do câncer. Pesquisou ainda física quântica e descreveu o termo sintropia.

Obras

  • On Oxidation,Fermentation, Vitamins, Health, and Disease ( 1940)
  • Bioenergetics (1957);
  • Introduction to a submolecular biology (1960)
  • The crazy ape (1970)
  • Eletronic bilogy and cancer: A new theory of cancer (1976)
  • The living state (1972)
  • Bioelectronics: a study in cellular regulations, defense and cancer.

Fotos

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook