Atualizado em: 13 abril 2010

Jazz e Blue 2010

O Rio das Ostras, no Rio de Janeiro, vai sediar o Jazz Blue Festival 2010. O evento vai contar com a presença de grandes nomes destes estilos musicais e promete levar a máxima empolgação os amantes destes gêneros. A festa será realizada entre os dias 2 e 6 de junho, na paria da Tartaruga e Praia do Iriri.
Em sua oitava edição, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, vai oferecer aos visitantes dos shows nos palcos de Costazul, Tartaruga e Lagoa do Iriry, além da grande inovação de levar mais um palco de shows para a Praça São Pedro. Este espaço, por sua vez, servirá para apresentar ao público as revelações do jazz e do blues. Nacional.
O festival promete mostrar, em grande estilo, toda a beleza e sofisticação melódica do jazz e a força rítmica do blues. Serão cinco dias de muita música e entretenimento voltado para quem aprecia uma boa música.
A programação, em breve, será apresentada, o que vem gerando ansiedade pelo grande público, mas, segundo organizadores do evento, serão grandes nomes do jazz e do blues que estarão dividindo canções e ritmos por todos os palcos do festival.
Porém, afirma-se que Ron Carter, liderando uma partilha musical com o pianista Mulgrew Miller e guitarrista Russell Malone será emocionante. Ele já atuou por todo os EUA junto com Eric Dolphy, Jaki Byard, e Wes Montgomery, excursionando  pela Europa com Cannonball Adderley, participando do clássico quinteto de Miles Davis , juntamente com Herbie Hancock, Tony Williams, e Wayne Shorter. Ele é um dos raros baixistas que segue na tradição de tocar baixo acústico, quando muitos passaram ao  baixo elétrico. Pois, essa excelência do jazz, será um dos nomes do Festival de jazz e blues de Rio das Ostras.

O que é Jazz?
O jazz é um gênero musical genuinamente americano. Veio da região de Nova Orleans, onde os negros soltavam a voz em forma de canto A combinação dessas vozes com o sax, instrumento chefe de um bom jazz, formaram o que hoje é múfisca favorita não só de negros como de brancos.

publicidade:

Todos se viram conquistados pelo ritmo que despontou no século XX e que lançou em todos o mundo seus grandes expoentes como Nancy Wilson (que já esteve no Brasil no Tim Festival Jazz), Aretha Franklin, Ane Blanc, Etta James, dentre outros. As mais contemporâneas do jazz são: Nora Jhones, Madeline Perroux e Melody Gardot. Quem sabe um desses nomes não estarão na grade de programação do festival de Rio das Ostras.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook