Feira de Ciencias

Feira de CiênciaÉ necessário colocar em prática, as teorias aprendidas em sala de aula para entendermos melhor como funcionam. Assim como são realizados exercícios de matemática para aprendermos a disciplina, os experimentos científicos são feitos para aprimorarmos nossos conhecimentos em ciências, este é o motivo pelo qual são organizadas as feiras de ciências.

Assim como cientistas profissionais são feitas investigações, especulações, comprovações e experimentações com o objetivo de aprender cada vez mais. A realização de um projeto é a melhor maneira de compreender a ciência, dando atenção aos detalhes, aperfeiçoando manuseio e adotando critérios necessários para um resultado eficaz.

Cada vez mais cientista dividem seus projetos com outros cientistas e com administradores, artistas, sociólogos, professores, entre outros profissionais. Essa exposição de conhecimento é denominada divulgação científica e sua tendência é seguida pelos estudantes de ciências que informam às pessoas sobre seus aprendizados e projetos científicos.

EscolaAs feiras de ciências expõem materiais comunicativos que transmitem informações e conhecimento em tempo e espaço limitados tanto para profissionais da área como outras pessoas não especializadas.  As feiras são muito populares e tem a finalidade de estimular o processo e o desenvolvimento, sendo definidas como:

  • Projeto de Ciências da Computação que apresentam softwares e assuntos ligados à tecnologia de informação.
  • Projeto de Ciências da Engenharia que expõem componentes físicas, equipamentos e processos com determinada aplicação.
  • Projetos de Ciências da Vida envolvem assuntos como medicina, zoologia, botânica e biologia.
  • Projetos de Ciências Pura transmitem informações sobre física, matemática e química, entre outros processos e efeitos da natureza.
  • Projetos de Ciências de Ambientais expõem assuntos sobre o planeta, a ciência da Terra e do espaço, além de assuntos relacionados a ecologia e oceanografia.

Projetos de Ciência da Biotecnologia são destinados aos sistemas biológicos como ciência animal e microbiologia.