Modificado em: 27 janeiro 2014

Feira de Ciencias - Projetos e Experiencias

As feiras de ciência permitem colocar em prática as teorias aprendidas em sala de aula, com o intuito de mostrar melhor como funciona o conteúdo abordado.
Feira de CiênciaÉ necessário colocar em prática, as teorias aprendidas em sala de aula para entendermos melhor como funcionam. Assim como são realizados exercícios de matemática para aprendermos a disciplina, os experimentos científicos são feitos para aprimorarmos nossos conhecimentos em ciências, este é o motivo pelo qual são organizadas as feiras de ciências.

Assim como cientistas profissionais são feitas investigações, especulações, comprovações e experimentações com o objetivo de aprender cada vez mais. A realização de um projeto é a melhor maneira de compreender a ciência, dando atenção aos detalhes, aperfeiçoando manuseio e adotando critérios necessários para um resultado eficaz.

Cada vez mais cientista dividem seus projetos com outros cientistas e com administradores, artistas, sociólogos, professores, entre outros profissionais. Essa exposição de conhecimento é denominada divulgação científica e sua tendência é seguida pelos estudantes de ciências que informam às pessoas sobre seus aprendizados e projetos científicos.

EscolaAs feiras de ciências expõem materiais comunicativos que transmitem informações e conhecimento em tempo e espaço limitados tanto para profissionais da área como outras pessoas não especializadas.  As feiras são muito populares e tem a finalidade de estimular o processo e o desenvolvimento, sendo definidas como:

  • Projeto de Ciências da Computação que apresentam softwares e assuntos ligados à tecnologia de informação.
  • Projeto de Ciências da Engenharia que expõem componentes físicas, equipamentos e processos com determinada aplicação.
  • Projetos de Ciências da Vida envolvem assuntos como medicina, zoologia, botânica e biologia.
  • Projetos de Ciências Pura transmitem informações sobre física, matemática e química, entre outros processos e efeitos da natureza.
  • Projetos de Ciências de Ambientais expõem assuntos sobre o planeta, a ciência da Terra e do espaço, além de assuntos relacionados a ecologia e oceanografia.

Projetos de Ciência da Biotecnologia são destinados aos sistemas biológicos como ciência animal e microbiologia.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook