Atualizado em: 21 agosto 2009

Exposição Candido Portinari no Banco Central

Exposição Candido Portinari no Banco Central

Está sendo realizada, no edifício sede do Banco do Brasil em Brasília, a “Exposição Candido Portinari”. São diversos quadros desse artista que marcou uma época. Seus quadros são alguns dos mais famosos do mundo.

publicidade:

A exposição teve inicio nesse dia 18 de agosto e só terá fim no dia 27 de junho de 2010. O pintor brasileiro Candido Portinari morreu no dia 06 de fevereiro de 1962, quando preparava uma grande exposição de cerca de 200 obras a convite da Prefeitura de Milão, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava.

As pinturas foram restauradas entre os anos 2007 e 2008. A exposição também mostra as diversas etapas desse trabalho de restauro. O restauro foi acompanhado, em todas as suas fases, pelo Projeto Portinari, instituição conduzida pelo filho do pintor, e que se dedica à pesquisa, preservação e divulgação da obra do pintor.

Elaboradas na última década de vida de Portinari, as peças têm grande significado na trajetória do mestre do modernismo brasileiro. Era o momento em que Portinari realizava os painéis Guerra e Paz, para a sede da ONU, entre outros trabalhos de grandes dimensões, e atingia o apogeu de seu trabalho como painelista.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook