Atualizado em: 2 junho 2011


Discursos de Formatura

Tudo o que se deve falar em um discurso de formatura. Todos os cuidados que um orador deve ter na sua formatura, além de diversos modelos de discurso.

Existem muitas ocasiões importantes na nossa vida, o primeiro encontro, o primeiro beijo, o primeiro dia de aula, o primeiro dia na faculdade e finalmente a tão esperada formatura. A formatura é o momento de alegria e de conquista, por ter conseguido chegar ao fim de mais um desafio da vida, de mais uma batalha. Na formatura reunimos nossos familiares, nossos amigos para celebrar e compartilhar esse momento tão importante e marcante da nossa vida.

A formatura

A formatura é regrada de muita festa, música, dança, homenagens e discursos. Para a formatura são escolhidas algumas pessoas para representar os cursos e as turmas. Esses representantes preparam cada um, um discurso para que seja falado para todos os presentes no dia da formatura.

Na maioria das instituições ocorre um sorteio para que sejam escolhidos os representantes de cada curso, são os chamados paraninfos. Além disso, também são escolhidos entre os professores, um responsável para receber homenagem e também discursar. Todos esses se apresentarão, juntamente com os responsáveis pela instituição e pelo coordenador de cada curso.

Sendo um Paraninfo

Muito bem! Você acaba de ser escolhido para ser o paraninfo da turma ou o orador da cerimônia de formatura. E agora? Você deve estar muito preocupado com o que deve falar. Normalmente, algumas instituições dão algumas sugestões e textos prontos para que o orador não se perca e fique sem saber o que falar. Convenhamos que é bem mais interessante quando as palavras surgem de cada um, de cada orador que foi sorteado para representar a turma ou o curso.  Primeiro de tudo, é importante que você entenda tudo que compõe um discurso de formatura.

O discurso

Primeiramente, é importante entender tudo que está por traz e descobrir o que compõe um discurso. Um discurso é de um caráter mais formal, portanto, seja cordial quando for se apresentar para discursar, cumprimente todos os membros que estiverem presentes na mesa. Ao iniciar seu discurso, trate com formalidade todos os representantes da instituição que estiverem presentes no seu texto. Mostre o quanto você está horando e feliz por estar representando um monte de pessoas que gostariam de estar no seu lugar. Fale sobre tudo o que o curso significou para você, o quanto foi importante, mostre que foi a realização de um sonho e conte fatos engraçados que acontecerão com a sua turma, afinal, um discurso muito sério não agrada ninguém. Tente concluir o seu discurso com um pensamento, uma citação ou até mesmo uma poesia, mas tenha cuidado ao escolher para não se tornar de mal gosto e deixe claro que é o autor.

Para você que foi escolhido para ser o orador da turma, confira alguns modelos de discurso abaixo:

Discurso 1

Discurso 2

Discurso 3

 


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook