Atualizado em: 24 abril 2012

Violência Urbana

Todos os dias alguém sofre alguma violência física e ainda o Brasil não achou uma maneira de melhorar esse quadro; entenda mais sobre o assunto.
Você Sabia?
Parece mentira, mas os números mostram que o número de pessoas mortas cresceu em torno de 237% nos último 25 anos, segundo dados da ONU. Ainda com base nessa mesma pesquisa pode-se afirmar que todos os anos morrem cerca de 40.000 pessoas no Brasil.
Violência Urbana

Ninguém permanece ileso e um dia se torna vítima da violência urbana no Brasil. (Foto: Divulgação)

Não é de hoje que o Brasil tem apresentado altos índices de violência urbana. Em inúmeros lugares, nós estamos sujeitos a sofrer algum tipo de dano, seja dentro de casa, nas ruas e em qualquer outro lugar em que estamos.

Dificilmente conseguimos ficar 100% seguros de que nada irá nos acontecer. Pelo fato dos números serem alarmantes, muitas pesquisas foram feitas para que as causas da violência venham a tona.

publicidade:

De cara, podemos observar um cenário trágico, onde familiares se agridem e se matam por motivos banais, que em sã consciência não teriam a mesma atitude.

O que leva ao crescimento da violência no Brasil

Os apontamentos sobre o crescimento da violência são inúmeros. Entre eles, podemos citar:

  • Desrespeito
  • Prepotência
  • Crises de raiva
  • Aumento do desemprego
  • Serviços públicos prejudicados
  • Segurança pública defasada
  • Marginalidade causada pela deficiência da educação, moradia e também pela exclusão.

Esses fatores podem estar isolados ou em conjunto. As pessoas cometem as atrocidades muito mais pela falta de estrutura do próprio governo, que coloca a polícia fortemente armada nas ruas e não consegue, ao menos, minimizar o problema de violência urbana.

O aumento da marginalidade se dá pela falta de emprego e de meios pelo quais o homem é capaz de conseguir suas próprias coisas, além da questão do aumento da população que também ocasiona o caos.

O Estado e a polícia

Não é armado que se combate a violência. A arma virou a única que pode acabar com os problemas da sociedade. O bandido se posiciona de um lado, a polícia de outro e o cidadão fica em meio ao fogo cruzado correndo risco de morte.

O Estado deve agir para combater e mudar o cenário atual de violência, oferecendo educação de base, saneamento básico, moradia digna, emprego e condições para galgar novos espaços.

De acordo com a constituição brasileira, todo o cidadão tem direito ao que foi citado anteriormente e muitas outras coisas. Ele paga seus impostos e deve ser respeitado como ser humano e se não houver um plano de política pública descente, nunca veremos o progresso.

Fotos de alguns fatores que ocasionam a violência urbana

Polícia despreparada, cidadãos revoltados, falta de escolarização e desemprego - Fotores que elevam os indíces de violênciaPolícia despreparada, cidadãos revoltados, falta de escolarização e desemprego - Fotores que elevam os indíces de violênciaPolícia despreparada, cidadãos revoltados, falta de escolarização e desemprego - Fotores que elevam os indíces de violênciaPolícia despreparada, cidadãos revoltados, falta de escolarização e desemprego - Fotores que elevam os indíces de violênciaPolícia despreparada, cidadãos revoltados, falta de escolarização e desemprego - Fotores que elevam os indíces de violênciaPolícia despreparada, cidadãos revoltados, falta de escolarização e desemprego - Fotores que elevam os indíces de violênciaPolícia despreparada, cidadãos revoltados, falta de escolarização e desemprego - Fotores que elevam os indíces de violênciaPolícia despreparada, cidadãos revoltados, falta de escolarização e desemprego - Fotores que elevam os indíces de violênciaPolícia despreparada, cidadãos revoltados, falta de escolarização e desemprego - Fotores que elevam os indíces de violênciaPolícia despreparada, cidadãos revoltados, falta de escolarização e desemprego - Fotores que elevam os indíces de violênciaViolência Urbana

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook