Atualizado em: 23 setembro 2011

Vidas Secas - Resumo

Veja neste artigo, o resumo do livro “Vidas Secas” de Graciliano Ramos

Vidas Secas transita entre o romance e um livro de contos dividido em 13 capítulos, de certa forma autônomos entre si, que podem ser lidos ao acaso de acordo com o enfoque comunista baseado na luta de classe ou da seca, do sertanejo, e assim por diante.

Graciliano Ramos fala muito através de pouco e transforma a linguagem pobre e simples de suas personagens na alma da obra.

publicidade:

Resumo

O sertanejo é um forte que sobrevive ao sertão lutando e adaptando-se a esse ambiente inóspito.

No capítulo 1 – Mudança, Fabiano, sua esposa Vitória e seus filhos caracterizados como o “menino mais novo” e o “menino mais velho” e a cachorra Baleia fogem da seca. Nesse trecho é descrito a aridez da terra e o sofrimento da família que mal dialogam entre si.

No capítulo 2 – Fabiano, conhecemos o homem bruto que, apesar de tudo, tem consciência de sua condição.

No capítulo 3 – Cadeia, Fabiano é preso sem qualquer motivo por um soldado amarelo e na cadeia pensa sobre si e sua condição e percebe que não há futuro nem para ele nem para seus filhos.

No capítulo 4 – Sinhá Vitória, uma das personagens que sabe articular melhor as palavras, descobre que o patrão rouba nas contas.

No capítulo 5 – O Menino Mais Novo, conhecemos um pouco sobre ele e descobrimos que ele admira e deseja ser como o pai.

No capítulo 6 – O Menino Mais Velho, descobrimos que ele mal possuía vocabulário e se expressava através de “gestos e exclamações”.

No capítulo 7 – Inverno, apesar da chuva que ameaça invadir a casa da família, eles sabem que a seca logo retornaria.

No capítulo 8 – Festa, a família vai à festa de Natal na cidade e perto dos outros percebem sua distância em relação aos demais e se sentem humilhados e ridículos.

O capítulo 9 – Baleia relata a morte da cadela que ao lado de Vitória era uma dos componentes da família que mais conseguia elaborar seus devaneios.

No capítulo Contas, Fabiano percebe que pessoas com dinheiro também podem aproveitar-se dos menos favorecidos, pois o patrão o estava roubando.

No capítulo O Soldado Amarelo, esse soldado que prendera Fabiano injustamente é descrito de forma mais profunda e mostra-se desonesto, respeitado e temido apenas por ser representante do governo.

No capítulo O Mundo Coberto de Penas, a seca está para voltar.

No último capítulo, Fuga, o autor apresenta ao leitor uma visão infeliz da vida dos sertanejos e retirantes.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook