Atualizado em: 24 outubro 2011

Vestido de Noiva - Resumo

Veja neste artigo, o resumo da obra “Vestido de Noiva” de Nelson Rodrigues

Vestido de Noiva foi encenado pela primeira vez no ano de 1943 sob a direção de Ziembinski. A peça causou polêmica na época e causa, ainda hoje, estranheza em algumas pessoas, devido, principalmente, a sua linguagem forte e seu caráter angustiante.

A obra renovou o teatro brasileiro ao focar-se em uma realidade de cunho psicológico e inovou a forma de apresentação dos cenários, pois o palco fora organizado em três subdivisões iluminadas de formas distintas que ora representava o plano da realidade, ora o plano da alucinação e ora o plano da memória.

publicidade:

Resumo

Alaíde é uma moça rica da sociedade carioca que rouba o namorado da irmã, Lúcia, e, posteriormente casa-se com ele. Lúcia, por sua vez, torna-se amante do ex-namorado e atual marido de Alaíde, que juntos engendram um plano para levar Alaíde a loucura.

Enlouquecida, Alaíde sai pela rua, é atropelada e encaminhada a um hospital. Na mesa de cirurgia, seus pensamentos e imaginação afloram enquanto sua mente se desagrega. A peça reconstitui em cena tudo o que se passa na mente de Alaíde enquanto ela luta para sobreviver.

A apresentação inicia com buzinas e barulhos próprios de um acidente enquanto no plano da realidade repórteres e médicos correm para realizar seus respectivos trabalhos. No plano da alucinação, Alaíde encontra Madame Clessi que fora assassinada vestida de noiva pelo marido. Alaíde revela ter matado seu marido Pedro com um ferro e o plano da memória é acionado para apresentar o fato, mas logo ambas percebem que o assassinado fora apenas um sonho de Alaíde.

Enquanto no plano da realidade, os médicos tentam salvar a vida de Alaíde, ela continua no plano da alucinação conversando com Madame Clessi e relembrando, no plano da memória, acontecimentos de sua vida misturados à vida de Madame Clessi.

Alaíde morre na mesa de operação, mas continua com Madame Clessi discutindo sobre seu enterro. Lúcia casa-se com Pedro, apesar de sempre ter em mente a imagem da irmã vestida de noiva.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook