Atualizado em: 29 janeiro 2013

Como validar diploma de faculdades extrangeiras no Brasil

A validação de diplomas advindos de instituições estrangeiras serão revalidados por universidades públicas brasil.
Você Sabia?
Que dentro da definição moderna, as primeiras universidades surgiram na Europa medieval, durante o renascimento do Século XII.
diploma3

A Câmara Federal vai discutir sobre diplomas de universidades …

Hoje um grande numero de brasileiros tem feito cursos de graduação,mestrado e doutorado em varias universidades mundo, graças a facilidade que as universidades vem oferecendo. Não é complicado conseguir a revalidação de todos os títulos e diplomas aqui em nosso pais se é claro forem atendidos determinados critérios pré estabelecidos.

Em respeito à autonomia técnico-científica e administrativa das universidades, é praxe não se questionar a modalidade em que o curso é oferecido, a menos que se tenham fundadas razões para se suspeitar de fraudes (não se aceitam, por exemplo, pós-graduações stricto sensu ministradas por universidades estrangeiras em solo brasileiro.

publicidade:

Sobre os Diplomas

Os diplomas expedidos por universidades estrangeiras têm de ser revalidados por universidade pública brasileira para que sejam reconhecidos no Brasil. O processo de revalidação de diplomas estrangeiros exige a apresentação de diversos documentos e segue passos que podem variar de acordo com a universidade pública brasileira em que for entregue a solicitação.

Documentos básicos são os Seguintes

I – Requerimento de revalidação diploma. Os interessados deverão consultar a universidade pública em que pretendem revalidar o diploma sobre a existência de modelo de requerimento.

II – Cópia do diploma a ser revalidado.

III – Documentos referentes à instituição de origem, duração e currículo do curso, conteúdo programático, bibliografia e histórico escolar.

Informação

A instituição de ensino superior pública brasileira é que definirá as condições para a inscrição dos candidatos, a recepção de documentos, a análise de equivalência dos estudos realizados e o registro do diploma a ser revalidado. Os critérios sobre os documentos que devem ser apresentados também são estabelecidos pela instituição de ensino superior brasileira. Em caso de dúvidas, os interessados devem procurar diretamente a instituição de ensino superior brasileira onde pretendem apresentar o requerimento de revalidação de diploma.

As autoridades diplomáticas e consulares brasileiras não estão legalmente habilitadas a indicar em que instituição é melhor apresentar o requerimento.Para o julgamento da equivalência, para efeito de revalidação de diploma, será constituída uma Comissão Especial, composta por professores da própria universidade ou de outros estabelecimentos, que tenham qualificação compatível com a área do conhecimento e com o nível do título a ser revalidado.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook