Atualizado em: 23 setembro 2011

Urupês - Resumo

Veja neste artigo, o resumo do livro “Urupês” de Monteiro Lobato

Monteiro Lobato iniciou sua carreira após uma carta escrita à seção de reclamações do jornal O Estado de São Paulo. Lobato, que era fazendeiro na época, escreveu um manifesto indignado sobre os caboclos que realizavam queimadas na região, mas o jornal, percebendo o valor do escrito, ao invés de publicá-lo na seção “Queixas e Reclamações”, publicou-o na seção de destaque do periódico.

Tanto esse artigo, intitulado “Velha Praga”, quanto um artigo, intitulado “Urupês”, estão publicados no livro Urupês (1918), obra constituída de 14 contos sobre a vida cotidiana do caboclo.

publicidade:

O livro é a obra de estréia do escritor que se inspirou em sua experiência como fazendeiro do Vale do Paraíba e nos costumes, tradições e crenças dos moradores da região.

Resumo

No conto Os faroleiros, Eduardo vive em um farol por alguns dias e testemunha um assassinato.

Em O engraçado arrependido, Pontes era o homem mais engraçado da região que, decidindo virar um homem sério, mata o Major Bentes de tanto rir para ocupar seu cargo, mas arrepende-se da atitude e enforca-se com uma ceroula.

O conto A colcha de retalhos, conta a história de dona Joaquina que perdera a filha, Ana, para a morte e a neta, Maria das Dores, para um moço que a levara. A “velha”, que fizera uma colcha de retalhos para a neta fujona, desejava ser enterrada junto com a colcha, mas seu desejo não foi realizado.

O conto A vingança da peroba relata a briga entre duas famílias, os Nunes e os Porungas.

No conto Um suplício moderno, Biriba tenta se livrar do seu cargo horroroso e trai o seu partido político que perde as eleições. O novo governo demite todos os seus companheiros, mas mantém Biriba em seu cargo atual.

Em Meu conto de Maupassant, um viajante, que outrora fora delegado, conta a outro viajante a história do assassinato de uma velha decepada por uma foice pelo próprio filho.

No livro ainda há os contos Pollice verso, Bucólica, O Mata-pau, Bocatorta, O comprador de fazenda, O estigma e os artigos Velha Praga e Urupês.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook