Atualizado em: 24 outubro 2011

Uma Vida em Segredo - Resumo

Veja neste artigo, o resumo da obra “Uma Vida em Segredo” de Autran Dourado

Uma vida em Segredo de Autran Dourado foi publicado em 1964 em forma de novela narrativa em que os episódios, personagens e cenários sucedem-se de forma direta e sem circunlóquios, ou seja, sem o uso de alusões ou excessivas palavras.

O título da obra refere-se à vida interna da protagonista Biela que apesar de ser externamente simplória, pobre, calada e ingênua, possuía uma vida interior bastante rica e complexa.

publicidade:

O enredo trata dos dramas morais e psicológicos dessa jovem.

Resumo

Biela é uma jovem de 17 anos que, após a morte do pai e por já ser órfã de mãe, passa a morar na cidade com seu primo Conrado, tutor e testamenteiro. A protagonista deixa a Fazenda do Fundão, onde sempre vivera acompanhada do pai taciturno, para enfrentar uma vida urbana.

Ao chegar à casa do primo, Biela fica paralisada e não consegue se mexer até que Constança, esposa de Conrado, a leva para dentro e começa a falar sem parar. Biela se sente intimidada com toda a tagarelice de Constança e se cala.

Biela, para agradar a prima Constança, que tinha bom coração, tenta se adaptar à vida na cidade e até aceita um pedido de casamento, mas o noivo foge pouco antes da cerimônia.

Depois disso, Biela se torna cada vez mais reclusa e passa a viver separada da família, em um quarto nos fundos da casa. Em companhia dos empregados, Biela descobre os prazeres da linguagem e começa se sentir, finalmente, feliz.

Aos poucos ela vai se soltando com a criadagem e com Constança, quando as duas estão a sós, e vai tentando empregar o parco vocabulário conquistado em sua nova vida na cidade.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook