Atualizado em: 13 outubro 2011

Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres - Resumo

Veja neste artigo, o resumo da obra “Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres” de Clarice Lispector

Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres nos dá idéia de como o amor deve ser vivenciado. A autora, através de uma paródia em que o repetir e o inventar estão em eterna contraposição e tensão, tenta expurgar tudo aquilo que a literatura de massa costuma apresentar sobre o amor.

A personagem feminina inicia a obra com um discurso e um ideário típicos do senso comum, mas com o decorrer da narrativa, tem suas idéias transformadas e direcionadas para alternativas e soluções mais interessantes e menos simplistas sobre as relações amorosas.

publicidade:

Resumo

Loreley, conhecida como Lóri, é uma professora primária que sai da casa dos pais para dar aulas no Rio de janeiro. Sua família é rica e de origem agrária que, para manter o padrão de vida de Lori na capital, lhe dá uma mesada mensal.

Lóri conhece Ulisses, um professor de filosofia, e começa a ter experiências amorosas com ele. Não é uma história de amor comum, Lóri está “aprendendo a amar” ou a “ter prazer”, conforme descrito no livro. Ulisses a estaria preparando para a liberdade sexual e amorosa.

A trama toda se baseia na preparação de Lóri que deverá dormir com Ulisses apenas quando estiver pronta.

A obra não trata de virgindade, pois Lóri já tivera outros relacionamentos, mas sim trata da plenitude da personagem que precisará se sentir livre para amar e ser amada.

Por fim, Ulisses decide que ela está pronta e avisa que não irá procurá-la, pois ela conhece todos seus horários e sabe onde ele mora, e que ficará esperando por ela.

Então, em uma noite chuvosa ela sai de casa de camisola, pega um taxi e vai até a casa de Ulisses e eles se amam, conversam sobre amor, sexo e solidão.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook