Atualizado em: 13 outubro 2011

Um Certo Capitão Rodrigo - Resumo

Veja neste artigo, o resumo da obra “Um Certo Capitão Rodrigo” de Érico Veríssimo

Um Certo Capitão Rodrigo é o terceiro episódio da obra O Continente, primeiro livro da  trilogia O Tempo e o Vento constituída também dos livros O Retrato e O Arquipélago.

Resumo

A narrativa se passa na cidade de Santa Fé no inicio de 1828 quando o Capitão Rodrigo Cambará, homem de 30 anos que participara das guerras de 1811, 1817, 1821 e 1825, chega à cidade.

publicidade:

Logo no inicio, o Capitão trava amizade com Juvenal, filho de Pedro Terra, que detestava Rodrigo, e conhece Bibiana, irmã de Juvenal.

Aconselhado pelo padre Lara, Rodrigo vai pedir à autoridade da região, Coronel Ricardo Amaral Neto, para permanecer na cidade, mas este exige que o forasteiro vá embora.

Disposto a ficar na cidade, principalmente por estar interessado em Bibiana, Rodrigo se recusa a deixar a cidade e logo em seguida, desentende-se com Bento Amaral, filho do Coronel Amaral que também estava apaixonado por Bibiana.

No duelo, Rodrigo consegue marcar à faca a cara do rival que, humilhado, usa sua arma de fogo e fere gravemente o Capitão.

Entre a vida e a morte, Rodrigo é levado para casa de Juvenal que junto com sua irmã Bibiana e o padre Lara cuidam de sua recuperação. Recuperado, Rodrigo casa-se com Bibiana, contra a vontade de Pedro Terra, em 1929.

Em seguida, uni-se em sociedade com o cunhado e abre um armazém, mas Rodrigo logo se sente entediado e passa a beber e a trair Bibiana. Nem o nascimento dos três filhos, Anita, Bolívar e Leonor, lhe restaura o interesse. Sua filha Anita morre antes que ele chega em casa porque, bêbado, se recusa a ir para casa quando avisado da doença da menina.

Com a Revolução Farroupilha em 1835, Rodrigo adere à revolução e desaparece de Santa Fé, retornando apenas em 1936 para enfrentar os Amarais que ainda continuavam fiéis ao império. A Revolução vence, mas Rodrigo é morto no ataque e o enredo termina com Bibiana no cemitério junto com seus dois filhos, no dia de finados.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook