Atualizado em: 29 setembro 2011

Tratamento de água - Ciclo e etapas

O processo de tratamento de água passa por procedimentos físicos e químicos, no qual, estará livre de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.

Antes da água chegar até sua casa, de qualquer forma que seja, ela passa por alguns processos para que ela seja tratada e adequada para cumprir com as nossas necessidades de limpeza e de alimentação. O processo de tratamento de água passa por procedimentos físicos e químicos, no qual, estará livre de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.

Mesmo com o tratamento da água estando presente em todo o Brasil e mundo, cerca de 1 bilhão de pessoas não têm acesso à água potável no mundo, seja por morarem em regiões secas ou por causa da poluição.

publicidade:

Veja as etapas do Tratamento da Água:

– Coagulação: a água recebe o sulfato de alumínio. Esta substância serve para aglomerar partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila.

– Floculação – em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores.

– Decantação – os flocos formados irão se separar da água, ficando armazenados no fundo dos tanques.

– Filtração – a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro.

– Desinfecção – é aplicado na água cloro para eliminar germes que podem estar presentes que são causadores de doenças.

– Fluoretação – é aplicado flúor na água para prevenir a formação de cárie dentária em crianças.

– Correção de PH – é aplicada cal hidratada ou carbonato de sódio, para  evitar a corrosão da canalização das casas ou a incrustação.

Consulte a sua conta de água

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook