Teorema de Tales

Teorema de Tales

Foto: Divulgação.

Um dos maiores problemas que os alunos tem em matemática é em relação ao Teorema de Tales. Para poder te ajudar a se dar bem com esse conteúdo, nós separamos algumas informações sobre essa parte da matemática.

Sobre o Teorema de Tales

O Teorema de Tales foi criado por Tales de Mileto, que é um importante filósofo, astrônomo e matemático grego que viveu antes de Cristo. Segundo  as informações divulgadas por diversos historiadores, ele criou esse teorema pois precisava determinar a altura de uma pirâmide.

Para explicar melhor sobre esse assunto, nós preparamos um exercício que vai usar o Teorema de Tales.

Exercícios de Teorema de Tales

 

Neste exercício, comparem que ele conseguiu medir a altura de uma pirâmide com base no tamanho da sua sombra, determinando não apenas o desenho da pirâmide como também os cálculos exatos tirado de base da altura e largura da imagem que se possa ver.

Teorema de Tales Exercícios e Exemplos    (1)

 

 

 

 

 

 

 

 

Tirando de base pelo desenho inicial, podemos chegar a conclusão que, na relação do Teorema de Tales, as correspondências determinadas devem ser respeitadas pela lei de correspondência.

Teorema de Tales Exercícios e Exemplos    (4)

 

 

 

 

 

 

 

 

- Através do cálculo feito em relação ao desenho acima, analisá-se que a proporcionalidade e existência do Teorema obtêm-se a seguinte situação.

Teorema de Tales Exercícios e Exemplos    (5)

 

 

 

 

Siga o exemplo 1 do Teorema de Sales

– Se comparando a proporcionalidade existente em relação ao Teorema de Tales, determina-se que o valor dos segmentos de AB e BC somam os seguintes resultados a seguir. Confira na imagem!

Teorema de Tales Exercícios e Exemplos    (6)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Determinando o valor de x:

Teorema de Tales Exercícios e Exemplos    (2)

 

 

 

 

 

 

 

 

Resultado:

AB = 2x – 3 → 2*4 – 3 = 5
BC = x + 2 → 4 + 2 = 6

- Estes exercícios realmente são ótimos para se aprender sobre o mundo da matemática. Quer saber mais? Acesse o endereço (www.mundoeducacao.com.br).

Saiba mais