Atualizado em: 26 agosto 2016

Tabuada de subtração (menos)

Para você não ter mais problemas com os cálculos de subtração, nós separamos uma tabuada de subtrair.
Você Sabia?
O francês François Viète ( 1540—1603), conhecido como “O Pai da Álgebra), foi quem, no século XVI, introduziu os símbolos na matemática, substituindo letras por símbolos. Assim, Viète passou a representar a incógnita por uma vogal.

Nos últimos anos, muitos alunos de diversas escolaridades estão usando a internet para estudar e aprender melhor os assuntos que são passados durante as aulas. Entre as matérias que estão na grade horária das instituições de ensino fundamental e médio, a “matemática”, principalmente os cálculos básicos, como soma, subtração e divisão, é um dos assuntos que dão mais dor de cabeça para os alunos. Para te ajudar, nós separamos uma tabela de tabuada de subtrair.

Saber tabuada ajuda não apenas nas provas escolares, mas também em concursos ou vestibulares. Se temos algumas técnicas para descobrir a resposta mais rapidamente, poupamos tempo e teremos um prazo maior para fazer a resolução das questões mais difíceis.

publicidade:

A tabuada também é muito utilizada em operações comerciais, é um método simples, rápido e eficiente de se calcular o preço dos produtos de mesmo valor comprados em quantidades. Seu formato permite fácil memorização e manuseio eficaz em nosso cotidiano. A multiplicação, complementa e faz parte das quatro operações básicas, acrescidos de divisão, subtração e adição.

Tabuada de subtrair

Tabuada de subtrair

Sobre o processo de Subtração

Como estamos aprendendo a fazer a tabuada com subtração, não poderíamos deixar de falar um pouco sobre a operação da subtração. Apesar de simples, e pelo fato de que a maioria das pessoas a dominam, ainda sim, relembrar nunca é demais, daremos algumas dicas importantes com o intuito de ajudá-lo a rever alguns dos principais conceitos, acompanhe:

O processo de subtração consiste em na seguinte fórmula: a – b =  c  onde, a é o minuendo, b é o subtraendo e c  é o resto ou diferença.

A técnica que utilizamos para fazer o processo sugere que coloquemos o subtraendo abaixo do minuendo e se subtraia da direita para a esquerda, formato fica assim:

  3 7 5

– 2 3 4

  1 4 1

Note que as operações ficaram organizadas desta forma:

5    –  4  =  1

70     –  30  =  40

300    – 200  =  100

A dica para quem não tem conhecimento sobre essas operações é começar pela adição, subtração, multiplicação e por último, divisão.

O processo de subtração é o contrário da adição, assim ocorre, basicamente com a multiplicação e divisão.

E aí, relembrou algumas operações básicas matemáticas?

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook