Atualizado em: 8 maio 2012

Surgimento da Filosofia: Origem e nascimento

Leia aqui e entenda um pouco mais sobre a palavra Filosofia, saiba como ela funciona e o seu Surgimento na vida das pessoas.
Você Sabia?
Existe um sentido importante na palavra Metodologia, ela trata-se de um estudo relacionado os métodos, ou melhor podemos considerar como etapas que se devam ser seguidas para que possamos prosseguir como determinados projetos a determinados processos.
Surgimento da Filosofia

Foto: Divulgação.

Quanto se fala em ser filósofo, algumas pessoas acham muita graça e acabam não respeitando algo tão bonito e importante para o bem estar e para a vida de quem realmente gosta de viver. A palavra filosofia em si, é de origem grega.

O início da Filosofia

Há no mundo, várias maneiras de filosofar algo, seja através dos livros, dos meios de comunicação, através da músicas e assim vai, é claro, não pense você, que é somente falando algumas palavras ensaiadas para alguém que estará filosofando, pode até ser, mas deverá ser algo natural, e que ao mesmo tempo, você realmente saiba de onde veio suas palavras e pensamentos para chegar a tal conclusão.

publicidade:

Existem termos relacionados há algumas, ou melhor todos as palavras voltadas a literatura brasileira, o nosso vocabulário é sem dúvidas muito rico em informações, basta conferir a qualquer dia e a qualquer hora que quiser. – Em relação ao significado filosofia, prestem bem a atenção.

No termo philia para os que ainda não consultaram o dicionário, significa amizade e sophia, sabedoria, resumindo, juntando ambas, elas se tornam “amizade pela sabedoria”, ou seja, algo que transparece o desejo de estar próximo do saber, do conhecimento real.

Existem os que copiam a filosofia e os seus verdadeiros filósofos, e se formos cair na real, muitos de nós podemos sim, se tornar alguém assim, basta procurarmos o que noa há de melhor através dos livros, ler de tudo, inclusive livro de histórias, poesias, e livros de auto ajuda, biografias de escritores antigos que já fizeram muito pelo mundo.

Além de ser algo muito interessante a filosofia é considerada pelos que realmente a entendem, como uma ação de refletir sobre tudo, que é a investigação curiosa para descobrir a verdade das coisas, enfim, a filosofia, além de ser algo muito produtivo para o ser humano, surgiu com o primeiro homem racional, mas pelo que dizem, a curiosidade alicerçada em uma forma de pensar lógica e racional só surgiu muito tempo depois disso.

Tendo seu começo no século VI a.C., na Grécia Antiga, a filosofia desde então, só conseguiu aumentar a paixão pelas pessoas que não só buscam informações e o refúgio através dos livros, como querem se confortar através das belas palavras faladas em trechos filosóficos que estão espalhados por todos os cantos.


A expansão da filosofia

Na Grécia Antiga, segundo informações, vivia um momento de auge de sua cultura, na época, o comércio com outros povos trouxe conhecimento, ou melhor, algo que até hoje é muito forte e a cada dia, seja por palavras escritas ou narradas, faz com que os povos aumentem ainda mais o conceituado modo de filosofar.

Se de repente para alguns, as narrações fantásticas da mitologia serviam para explicar o mundo e ao mesmo tempo, dar um ar de compaixão e harmonia para os que estivessem próximos, hoje em dia, muito além disso, as coisas estão muito além do que se possam imaginar. – Tales de Mileto (624-5 – 556-8 a.C.) este foi um grande filósofo, e mais, é até hoje é reconhecido como o primeiro e único filósofo real no qual, seus escritos nos mostram a tentativa dele em explicar sobre o que forma o mundo. Para ele, existe um elemento material que forma todas as coisas, a água.

Mesmo que Tales não se reconhecesse como tal, foi um grande escritor e pensador filósofo. A palavra “filósofo” apareceu anos mais tarde, com um homem chamado Pitágoras (570-1 – 496-7 a.C.), considerou-o como “amigo da sabedoria”. Para saber tudo sobre a filosofia clique aqui.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook