Atualizado em: 12 setembro 2011

Senhora - Resumo

Veja neste artigo, o resumo da obra “Senhora” de José de Alencar

A obra “Senhora” foi publicada no ano de 1875. A temática do romance aborda as questões do casamento burguês e seus arranjos financeiros do ponto de vista da mulher. O próprio autor enquadra o romance dentro de seus “perfis de mulher”.

A história da obra é contada por um narrador-observador que se atenta aos detalhes exteriores revelando a personalidade psicológica das personagens. A protagonista, Aurélia, é idealizada pelo narrador como uma heroína romântica ao mesmo tempo em que ele lhe atribui características demoníacas, trabalhando assim os extremos de sua personalidade.

publicidade:

O livro está dividido em quatro partes: O preço, Quitação, Posse e O Resgate.

Resumo

No primeiro ato, O Preço, Aurélia Camargo, jovem de 18 anos que vive em um palacete com D. Firmina Mascarenhas, parenta afastada, e seu tutor e tio, Senhor Lemos, pede ao tio que ofereça a um jovem recém-chegado na corte, Fernando Seixas, sua mão em casamento, sem revelar-lhe sua identidade.

O dote oferecido era irrecusável e Fernando, que gastara todo o espólio do pai, aceita a oferta.

Fernando se sente envergonhado por aceitar um casamento nesses termos, mas conhece sua futura esposa.

Aurélia era um antigo e verdadeiro amor de Fernando, quer a trocada por um dote de outra moça. Fernando, que realmente amava Aurélia, não percebe uma possível vingança e acredita que aliará amor com a conveniência.

Na segunda parte, o autor relata a triste e pobre história da mãe de Aurélia, D. Emilia Camargo, e conta como a protagonista conheceu e se apaixonou por Fernando e, por ele, recusa vários pretendentes muito mais ricos e distintos.

Nesse capítulo, o narrador também relata como a personagem se tornou rica e poderosa e passou a se vingar da sociedade que a maltratou enquanto era pobre.

Na terceira parte, já casada, Aurélia pune severamente Fernando que aceita tudo com resignação, devido à sua palavra.

Na última parte, as contradições de Aurélia, que odeia e ama Fernando, se intensificam e Fernando, antes leviano e irresponsável, passa por uma transformação.

Após um ano de casamento Fernando compra seu “resgate” devolvendo-lhe o valor do dote a Aurélia e eles se separam, mas ao descobrir o testamento de Aurélia que deixara tudo para ele, Fernando percebe o quanto ela o amava e os dois se reconciliam.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook