Atualizado em: 22 março 2013

Saresp 2013: Notas das Escolas

Para você que não conhece o Saresp é uma avaliação aplicada nas redes públicas de ensino médio e fundamental
Você Sabia?
Que o SARESP é uma avaliação de múltipla escolha, aplicada pela Secretária da Educação do Estado de São Paulo para alunos da rede estadual de ensino que estão na 2ª, 4ª, 6ª e 8ª série.
saresp-2013-300x182

No Brasil o ensino público brasileiro precisa de muitas melhorias, pois, ele continua sendo inferior ao ensino particular.

O aumento das médias na língua portuguesa e de matemática no Ensino Médio é o destaque dos dados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, o famoso Saresp. Cujas provas foram aplicas em novembro de 2012. O avanço se reflete também em números do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo, o IDESP, que combina os resultados das duas disciplinas no Saresp com indicadores de aprovação, reprovação e abandono. No Ensino Médio, o IDESP aumentou de 1,78 em 2011, para 1,91, em 2012.

No Ensino Fundamental, os resultados do Saresp nos anos iniciais, do primeiro ao quinto ano se consolidaram a melhora na língua portuguesa observada nos últimos exames, desde sua implantação em 2007. Do programa ler e escrever, voltado á alfabetização nesse nível de ensino. A variação que foi positiva correspondeu ao IDESP com crescimento de 4,24 em 2011, para 4,28 em 2012. Nesse mesmo período, o índice passou de 2,57 para 2,50 nos finais do Ensino Fundamental.

Médias do Saresp

As médias em língua portuguesa do Saresp foram de 268,4 na terceira série do Ensino Médio e 197,6 no quinto ano do Ensino Fundamental, e 227,8 no 9º ano do Ensino Fundamental. Em matemática, as médias obtidas foram 270,4 na terceira série do Ensino Médio, 207,6 no quinto ano do Ensino Fundamental e 242,3 no 9º ano.

A expectativa é grande dos indicadores que melhoram a ampliação da Avaliação da Aprendizagem em Processo. Ampliando neste ano para todos os finais de sexta e novo ano do Ensino Fundamental e para as três séries do Ensino Médio, esse procedimento pedagógico tem como objetivo de avaliar os alunos em língua portuguesa e matemática para diagnosticar eventuais dificuldades de aprendizado e agir pontualmente para resolvê-las. Em todo o estado, 4.181 escolas da rede devem participar da iniciativa, que também serve para as equipes gestoras e aos docentes das unidades escolares para o planejamento pedagógico para assim melhorar cada vez mais o ensino.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook