Atualizado em: 26 abril 2013

Radiciação: Exemplos e Como fazer

Veja como você pode aprender a resolver os problemas de radiciação, com a propriedades e exemplos apresentados para te auxiliar.
Você Sabia?
O maior matematico conhecido é o Suíço Leonhard Euler, que revolucionou quase toda a matemática no século XVIII, com mais de 800 livros com calculos e funções.
Radiciação 01

A Radiciação não é um quebra-cabeça! Alguns exemplos vão te auxiliar para você aprender a resolver. (Reprodução)

A matéria de radiciação, acaba ficando bem mais fácil se você souber um pouco mais sobre a potenciação, a radiciação é o inverso deste processo.

Um exemplo é, se elevarmos um número X á quinta potência e depois tirarmos a sua raiz, quinta do resultado iremos voltar ao número X original.

publicidade:

Exemplos de como Fazer!

Para que possamos achar a raiz cúbica de oito, devemos nos perguntar qual seria o número que multiplicados por ele mesmo três vezes traria como resultados o número oito.  Ou seja, e aí vem a pergunta, qual o número que elevado na potência 3 resultasse em 8?

Resposta: A resposta é o 2, pois 2³=2·2·2=8

Para que se possa facilitar as coisas, existe um meio de se transformar uma raiz em potência. Desta forma fica mais fácil pois podemos utilizar as mesmas propriedades de potencialização. Vamos verificar a seguir algumas propriedades fundamentais de radiciação:

Quando a raiz acontece com o número zero e tem igualdade a zero. Acontece através de zero vezes zero sempre será como resultado final zero, e não importa quantas vezes ele aparecer.
Se esta raiz for de número um, um vezes um será sempre um.
Se a raiz tiver o 1 no seu alto, podemos provar pela definição de raiz. Qual o número que multiplicado uma vez por ele irá ter resultado ele mesmo.

Propriedades

Estas são algumas das principais propriedades da radiciação. Vejamos a seguir as propriedades operatórias e como fazer operações com raízes.
Propriedades operatórias
Vamos dar uma visão mais genérica visto que as propriedades irão se repetir pois são idênticas as de potenciação.

a

Ao realizarmos as transformações de raízes da multiplicação em potencialização utilizamos a propriedade de multiplicação de potências de mesma base, conservando assim as bases e somando os expoentes.

b

Se formos transformar a multiplicação de raízes, em multiplicação de potências podemos utilizar as propriedades de multiplicação de dois números na mesma potência.

Dica Importante!

Procure analisar pois existe uma propriedade matemática para representações de números que impede a presença de uma fração. Para mudarmos isso basta utilizar a técnica chamada de Racionalização de frações , que também é muito simples!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook