Qual a diferença entre Faculdade e Universidade

Faculdade e Universidade. Duas palavras muito usadas pelos jovens, mas muito confundida principalmente pelos pré-vestibulandos, que usam faculdade como se fosse uma universidade e vice e versa. Abaixo, você confere a definição e o significado correto das duas palavras.

Universidade é uma instituição que possui centro de pesquisa além de abrigar um grupo de faculdades, por exemplo, na Universidade de São Paulo (USP) possui várias faculdades como a Faculdade de Medicina, faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Escola de Comunicação e Artes, enfim, várias faculdades que fazem parte da universidade.

Então, quando você for falar que vai prestar vestibular para algum curso, você dirá: “vou prestar vestibular para medicina na universidade de São Paulo”.A faculdade será a escola onde você vai estudar dentro da instituição.

Mas vale dizer que há também as instituições que só são apenas faculdade, por exemplo, aquelas que não possuem várias faculdades reunidas, como a Faculdade Cásper líbero, que é uma faculdade de comunicação, não possuindo outros cursos sem estar ligado a comunicação.