Atualizado em: 11 outubro 2011

Ética x Moral: Qual a diferença?

Duas palavras usadas muito no meio profissional, meio acadêmico e até social. Elas estão presentes em qualquer lugar. Mas muitas pessoas acham que as duas palavras são sinônimos, sendo que, na verdade, elas não são.

Duas palavras usadas muito no meio profissional, meio acadêmico e até social. Elas estão presentes em qualquer lugar, só que, muitas vezes, a confusão atrapalha um pouco na hora da conversa, qual a diferença entre ética e moral? Algo freqüente e muito perguntado, por muitas pessoas, por acharem que as duas palavras são sinônimos, sendo que, na verdade, elas não são.

Ética vem do grego Ethos que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de (mores), significando costumes. Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Ou seja, a  moral é algo mais individual, portanto, a sua pode ser diferente do seu colega da escola ou faculdade.

publicidade:

A Ética é algo mais universal. É algo estabelecido de como o homem deve se comportar no seu meio social. Usando o exemplo de profissões é bem mais fácil de explicar, como um Médico, todos que fazem medicina aprendem o que é ser ético, como o jornalista também, entre várias outras profissões.

O Médico não pode sair por aí dizendo o assunto que tivera com seus pacientes a qualquer pessoa, mesmo que seja uma pessoa da mesma família do paciente, ou do próprio médico. Isso seria anti-ético.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook