Atualizado em: 29 setembro 2011

Porteira Fechada - Resumo

Veja neste artigo, o resumo da obra “Porteira Fechada” de Cyro Martins

A obra Porteira Fechada faz parte da trilogia Gaucho a Pé, cuja temática aborda a “expulsão” dos peões da região rural e o êxodo contínuo destes às cidades do interior e à capital.

A obra é o segundo livro da série que é constituída pelos livros Sem Rumo e Estrada Nova.

publicidade:

Resumo

Em Porteira Fechada o protagonista e sua família vivem no Rio Grande do sul dos anos 1930 que, perdendo espaço no mercado nacional, atinge drasticamente a pequena propriedade rural e intensifica o fluxo migratório e surgimento dos sem-terras.

A história do protagonista é uma história triste de miséria, desespero, impotência e fatalidade como a de muitos outros trabalhadores rurais que se vêm sem terra e sem trabalho.

João Guedes é um gaúcho pobre e sem posses que vive com a esposa Maria José e cinco filhos, no interior de Boa Ventura em uma propriedade arrendada que repentinamente é vendida.

Sem moradia e sem trabalho, João muda-se para a periferia de Boa Ventura e passa a viver em um lugar pobre, miserável e degradante. A situação de João e sua família é tão difícil que ele se entrega ao álcool e passa a cometer pequenos delitos para sobreviver: João furtava ovelhas e as vendia posteriormente.

Após ser descoberto e denunciado por um fazendeiro da região, João é preso e condenado, mas tempos depois ganha a liberdade e volta para a casa. Ao chegar em casa, encontra uma de suas filhas acometida pela tuberculose e vende tudo o que tem e o que não tem para tentar salvá-la. Impotente diante da situação em que se encontrava, João é arrastado para a morte enquanto os latifundiários da região ficavam cada vez mais ricos e abastados.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook