Atualizado em: 28 junho 2011


Poluição dos Rios e Mares

As cidades foram crescendo sem planejamento e organização, a população dobrou, triplicou e quadruplicou durante os anos e os investimentos em infra não acompanharam o crescimento populacional.
Poluição dos Rios e Mares

Nos primeiros anos de urbanização não havia saneamento básico suficiente em todas as regiões e, ainda hoje, o problema persiste em alguns lugares. A revolução industrial automatizou os processos de fabricação, mas também aumentou a quantidade de matérias poluentes descartadas no meio ambiente.

Governantes e cidadãos, há alguns anos atrás, pareciam desconhecer os riscos relacionados à poluição e sequer discutiam sobre os problemas envolvendo o meio ambiente.

Dessa forma, detritos, dejetos, produtos químicos e sobras do processo da industrialização foram jogados, durante anos, nos rios e lagos sem a menor cerimônia.

Somente nos dias de hoje, com o desenvolvimento cultural, filosófico e, principalmente, cientifico, as sociedades perceberam a necessidade de preservar o meio ambiente e criaram uma consciência mais ecológica, mas ainda assim os problemas persistem e os rios e lagos continuam sendo poluídos por pessoas, indústrias e pelos processos da agricultura.

A água tem um alto poder de biodegradação, mas se a concentração de detritos e dejetos for muito grande, ela perde a capacidade de regeneração, causando o desaparecimento da vida nos rios e lagos e transformando-os em esgotos a céu aberto que exalam mau cheiro e atraem animais, como ratos e baratas.

As águas poluídas dos rios desembocam no mar e também o contaminam. O mar devido suas características particulares, tem maior capacidade de absorver os detritos lançados e repurificar a água, mas graças a nossa sociedade industrializada, esse ciclo está em desequilíbrio e as águas do mar já não conseguem mais absorver o lixo.

A indústria é apontada como um dos maiores responsáveis pela poluição de rios e lagos, mas é responsabilidade de cada cidadão lutar para que esse cenário mude, pois á água é essencial à manutenção da vida e, infelizmente, cada dia que passa fica mais escassa, devido a poluição e o crescimento populacional.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook