Modificado em: 23 julho 2010

Pesquisa Descritiva Exploratória

Uma pesquisa envolve uma série de passos.

Primeiro saber o que se quer pesquisar, por que pesquisar, quase métodos vai ser utilizados para a pesquisa e ainda tentar especular a que resultado se deseja chegar.

É assim que boa e centrada pesquisa se concretiza.

Formas

Há várias maneiras de realizar uma pesquisa. Ela pode ser analítica, Subjetiva, Quantitativa, Qualitativa. Enfim, será o objeto de estudo quem vai dizer com qual metodologia se pode chegar a um resultado mais específico.
Dica

Importante é que, antes de começar qualquer tipo de pesquisa, fazer um levantamento bibliográfico, fazer um levantamento de tudo que se leu sobre o assunto em questão. Isto vai evitar que se perca tempo em busca de livros que lhe ambase teoricamente.

Descritiva Exploratória

Um dos métodos de pesquisa mais utilizados por pesquisadores, inciante ou não, á a exploratória descritiva.

Ela é utilizada para realizar um estudo preliminar do principal objetivo da pesquisa que será realizada, ou seja, familiarizar-se com o fenômeno que está sendo investigado, de modo que a pesquisa em si possa ser concebida com uma maior compreensão e precisão.

Como é Feita

A pesquisa exploratória, que pode ser realizadacom uma pequena amostra, permite ao pesquisador definir o seu problema de pesquisa e formular a sua hipótese com mais precisão, ela também lhe permite escolher as técnicas mais propícias para suas pesquisas e decidir sobre as questões que mais necessitam de atenção e investigação detalhada, e pode alertá-lo devido a potenciais dificuldades, as sensibilidades e as áreas de resistência.

Uma pesquisa pode ser considerada de natureza exploratória, quando requer levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o que você esteja pesquisando e análise de exemplos que estimulem a compreensão. As pesquisas exploratórias visam proporcionar uma visão geral de um determinado fato.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook