Atualizado em: 25 agosto 2011

Oxidação e redução quimica

Um pouco de química para quem está em dificuldade ou vai prestar algum exame, acompanhem!

 Hoje vamos levar até vocês um pouco de cultura já que o saber não ocupa espaço. Se você estiver procurando informações sobre Oxidação e Redução deixaremos um resumo para vocês poderem consultar sempre que necessário.

Oxidação é uma reação química que capta elétrons e que provoca a oxidação da outra espécie, portanto o oxidante é quem aceita elétrons. Já o redutor é o agente que cede elétrons e provoca a redução da outra espécie química e ele é que dá os elétrons e estes processos são simultâneos!

publicidade:

Possuímos alguns exemplos de oxidação na nossa vida diária como a ferrugem, o apodrecimento das frutas, o fogo, a fotossíntese e a respiração.

Os oxidantes mais fortes são o flúor e o ozônio sendo que os agentes redutores são os metais altamente eletro positivo como o sódio.

Tanto o oxidante como o redutor de uma substância depende dos outros compostos que participam da reação e da acidez e alcalinidade do meio que ela está ocorrendo.

Uma coisa muito interessante é o fenômeno chamado auto-redox que é quando o mesmo elemento sofre oxidação e redução na mesma reação.

Concluindo a oxidação e redução são equações onde ocorre simultaneamente a perda de elétrons por um elemento químico e o ganho de elétrons de outro.

  • Agente Redutor é o que sofre oxidação
  • Agente Oxidante é o que sofre redução

A espécie química que provoca a redução de um elemento chama-se agente redutor e, a

espécie química que provoca a oxidação de um elemento chama-se agente oxidante.

Para se calcular a oxidação e a redução são necessárias fórmulas químicas específicas para poder medir o número de oxidação que chamamos de Nox.

Deixaremos abaixo um site bem interessante onde vocês encontrarão exemplos de como fazer equações de oxidação e redução muito bem explicadas e desta forma conseguir unir a teoria que deixamos para vocês à prática.

Exemplos de Oxidação e Redução 1 

Exemplos de Oxidação e Redução 2 

Esperamos que tenham entendido um pouco sobre oxidação e redução porque é uma matéria que cai em concursos e vestibulares!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook