Atualizado em: 13 outubro 2011

Os Ratos - Resumo

Veja neste artigo, o resumo da obra “Os Ratos” de Dyonélio Machado

Os Ratos foi publicado pela primeira vez no ano de 1935 e logo tornou-se uma das obras mais importantes da segunda geração do Modernismo.

O autor, Dyonélio Machado, utilizou uma linguagem simples, objetiva e coloquial em sua narrativa e dividiu o enredo, cujo ponto central é a crítica ao poder do dinheiro que orienta  todas as relações sociais, em 28.

publicidade:

Resumo

Naziazeno Barbosa é um funcionário público que está passando por problemas financeiros e que se sente completamente atormentado pela dívida com o leiteiro que já o ameaçou de parar com o fornecimento do produto.

Naziazeno pensa em uma forma de pagar o leitor e decidi pedir dinheiro emprestado ao diretor, que já o fizera no passado diante da doença do filho, mas fica em dúvida se desta vez conseguira a ajuda.

No trabalho, Naziazeno fantasia sobre a conversa com o diretor, mas a cada minuto que passa se sente menos confiante. Diante da demora do diretor com a secretária decide ir ao centro da cidade para encontrar com o amigo, Duque, que sempre tem uma solução para problemas de dinheiro.

Não o encontra, mas encontra Alcides que sugere que ele jogue no bicho com o dinheiro que o diretor emprestar. Naziazeno não consegue nada com o diretor e Alcides lhe propõe que vá cobrar uma dívida do Andrade em troca de comissão, mas Andrade afirma que o resto da dívida deve ser paga pelo Mister Rees.

Entre encontros e desencontros, Naziazeno se vê faminto e sem dinheiro para pagar o almoço, encontra um amigo que lhe empresta cinco mil réis para a refeição, mas ele decide jogar no bicho e ganha cento e setenta e cinco mil réis, mas os perde em seguida apostando novamente.

Naziazeno se encontra novamente com Alcides e Duque. Juntos, eles vão atrás de agiotas e casa de penhores até que finalmente Naziazeno consegue um acordo com o Dr. Mondina e leva o dinheiro para casa.

Em casa Naziazeno pensa na reação do leiteiro ao ser pago no dia seguinte e começa a relembrar toda a maratona que passou para conseguir o dinheiro e não consegue dormir.

Quando finalmente dorme tem um pesadelo com ratos roendo o dinheiro.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook