Atualizado em: 18 outubro 2011

Os Dois ou O Inglês Maquinista - Resumo

Veja neste artigo, o resumo da obra “Os Dois ou O Inglês Maquinista” de Luis Carlos Martins Penas
Martins Pena nasceu no ano de 1815 na cidade do Rio de Janeiro e morreu no ano de 1848 na cidade de Lisboa.

Considerado como o principal dramaturgo brasileiro da época, Martins focou-se em peças sobre os hábitos e costumes da sociedade carioca do início do século XIX representados de forma irônica e humorística.

Uma de suas peças mais famosas, “O Juiz de Paz na Roça”, foi escrita no ano de 1938 e encenada por João Caetano.

Resumo

Os dous (dois) ou O Inglês Maquinista é uma comédia de apenas um ato e de apenas um cenário: na sala da casa de uma rica família, passa-se toda a trama da peça.

Mariquinha e sua mãe Clemência vivem sozinhas em uma casa na cidade do Rio de Janeiro. Devido seu dote, Mariquinha desperta o interesse de alguns pretendentes que, disputando sua mão, passam a frequentar sua residência.

O Inglês Gainer, um especulador de inventos mirabolantes que pretende conseguir empréstimos do governo imperial e captar a maior quantidade de dinheiro possível para financiá-los, se mostra interessado por Mariquinha quando na verdade seu desejo estava voltado para Clemência.

Negreiro, um traficante de escravos inescrupuloso que defende a corrupção e a condescendência das autoridades que, com “jeitinho”, facilitavam e permitiam a entrada dos navios negreiros no Brasil, assim como o Inglês, estava apenas interessado no dote de Mariquinha.

Felício, primo de Mariquinha que por ser pobre nem sequer é cogitado pela tia como pretendente de Mariquinha, se encontra verdadeiramente apaixonado pela prima. Os dois engendram um plano para afastar os ouros pretendentes e em meio a uma briga entre Negreiro e o Inglês Gainer, Clemência descobre que Gainer está interessado nela e o pede em casamento.

Alberto, o marido de Clemência que aparecera alegando ter escapado da guerra, a surpreende nesse exato momento e uma briga generalizada começa.

Gainer foge, Alberto acaba perdoando a esposa e promete a mão de Mariquinha a Felício, devido sua fidelidade, e Negreiro simplesmente sobra.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook