Atualizado em: 18 outubro 2011

O Vermelho e o Negro - Resumo

Veja neste artigo, o resumo da obra “O Vermelho e o Negro” de Stendhal

O Vermelho e o Negro, cujo título original é Le Rouge et le Noir, é um romance histórico psicológico francês escrito em 1830 por Setendhal.

O livro foi publicado com o subtítulo Chronique du XIX siécle (Crônica do Século XIX) e narra a história de um jovem plebeu que, misturando talento, engano e trabalho duro, luta para ascender socialmente.

publicidade:

Resumo

No primeiro volume da obra, o personagem Julien Sorel é apresentando como um jovem que preferia passar seu tempo lendo a ajudar o pai e os irmãos na carpintaria da família.

Sorel é um acólito (ajudante de missa) do cura Chélan e, por isso, acaba tornando-se tutor dos filhos do prefeito de Verriéres, Sr. de Rênal.

Julien Sorel acaba se apaixonando pela esposa do prefeito e os dois se envolvem em um caso amoroso. A camareira Elisa, que fora recusada por Sorel, revela o caso a toda a cidade e ao Sr. de Rêndal.

O cura Chélan decide que Julien deve ser enviado a um seminário em Besaçon.  O diretor do seminário, o abade Pirard, apesar de sua reticência inicial, aceita Sorel como seu pupilo e torna-se seu protetor. Ao abandonar o seminário, devido as revoltosas relações políticas relacionadas à hierarquia, Pirard certifica-se de que Sorel não irá sofrer perseguições em sua ausência e o recomenda para secretário do Marquês de La Mole.

No segundo volume da obra, Sorel encontra-se em Paris com a família do Marquês de La Mole e, apesar de sua origem plebéia, é notado pelo seu talento.

Sorel se envolve com a filha do Marquês, Mathilde de La Mole, e diante da insistência da filha, o Marques decide abençoar o casamento até que recebe uma carta da Sra. de Rênal informando que Sorel é um alpinista social que se aproveita de mulheres indefesas.

Sorel volta para Verriéres e atira na senhora de Rênal que fica apenas ferida, e é preso logo em seguida e condenado à morte.

Mathilde se esforça para salvar a vida de Sorel, mas suas tentativas são inúteis. Sorel é decapitado e Mathilde visita o corpo do amante morto.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook