Atualizado em: 29 setembro 2011

O Sertão vai virar Mar - Resumo

Veja neste artigo, o resumo da obra “O Sertão vai virar Mar” de Moacyr Scliar

O Sertão vai virar Mar de Moacyr Scliar é uma releitura da Guerra de Canudos baseada no livro Os Sertões de Euclides da Cunha.

A linguagem utilizada é simples e acessível ao público juvenil. O escritor, ao invés de fazer um relato detalhado sobre a geografia do sertão e a saga de Antônio Conselheiro, preferiu criar um enredo moderno onde o livro de Euclides da Cunha era objeto de estudo.

publicidade:

Através de sua narrativa fácil, Moacyr tenta recriar, de acordo com o contexto histórico social da trama, os eventos e acontecimentos que culminaram na Guerra de Canudos.

Resumo

O enredo se passa na fictícia cidade de Sertãozinho de Baixo, localizada próxima a antiga vila de Canudos.

Um grupo de alunos de uma escola de classe média é incumbido de realizar e promover o julgamento de Antônio Conselheiro na semana de cultura da escola. O professor de História apresenta o livro Os Sertões aos alunos que se apaixonam pela narrativa.

Enquanto isso, Jesuíno Pregador chega à cidade e começa arrebatar fiéis na favela do “Buraco”, incomodando os poderosos da região que pressionam a polícia para intervir na situação e amedrontando a população.

Contrapondo-se à Guerra de Canudos e aos recentes acontecimentos, os alunos tentam ler e entender a obra de Euclides, mas sentem muitas dificuldades quanto à linguagem e os recursos estilísticos utilizados pelo o autor.

Apenas com a ajuda do novo aluno, Zé, morador da favela do Buraco e bolsista da escola, o grupo começa avançar na leitura, enquanto a situação em Sertãozinho agrava-se, pois Jesuíno atrai pessoas de outras regiões e municípios para o bairro do Buraco.

Devido toda a efervescência na cidade, o grupo de alunos acaba descobrindo que Jesuíno viera para a cidade atrás de seu filho, Zé, e que ele tornara-se beato após um colapso nervoso.

Com toda a discussão sobre o que acontecera na Guerra de Canudos, o Delegado da cidade toma uma atitude ponderada e o beato Jesuíno acaba sendo internado para tratamento.

O debate na escola é um sucesso e todos chegam a conclusão de que o que houve em Canudos poderia ter sido evitado se as autoridades e a população tivessem agido com bom senso.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook