Atualizado em: 13 outubro 2011

O Seminarista - Resumo

Veja neste artigo, o resumo da obra “O Seminarista” de Bernardo Guimarães

O Seminarista, publicado no ano de 1872, é um romance pastoril tradicional da escola romântica que, apesar da característica folhetinesca, sob vários aspectos, precede o movimento do Naturalismo: o autor analisa as personagens de acordo com o meio em que vivem e com sua constituição psicofisiológica.

Bernardo Guimarães ataca com fervor o equivoco do celibato que angustia a alma humana e a vocação forçada pelo autoritarismo familiar. A obra é uma das maiores críticas ao patriarcalismo do século XIX.

publicidade:

Resumo

A narrativa se passa em uma cidade do interior de Minas Gerais. Eugênio e Margarida, durante a infância, estabelecem uma grande amizade que com o tempo torna-se paixão, mas o pai de Eugênio, ignorando os sentimentos do filho, o envia a um seminário para que ele se torne sacerdote.

Obrigado e com o coração dilacerado, Eugênio obedece às ordens do pai e segue para o mosteiro. Mesmo com todo o sofrimento, Eugênio se dedica verdadeiramente a vida espiritual.

Após os términos do estudo, ele retorna a sua cidade natal, agora como padre, para rezar sua primeira missa e descobre que Margarida está à beira da morte.

Ao se encontrarem, Eugênio e Margarida não resistem à paixão e cedem ao desejo carnal. Logo em seguida, Margarida morre e Eugênio recebendo a notícia, enlouquece de dor, culpa, remorso e saudade.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook