Atualizado em: 11 outubro 2011

O Quinze - Resumo

Veja neste artigo, o resumo da obra “O Quinze” de Rachel de Queiroz

O Quinze é o primeiro e mais expressivo romance da escritora Rachel de Queiroz. A obra, de cunho regionalista, expressa a cultura e as mazelas do sertão sem procurar soluções para a questão.

A autora analisa a psique das personagens diante das situações impostas pelo sertão, tentando harmonizá-la à realidade. Além disso, a obra não traz um antagonismo entre bem e mal nem condiciona inocentes ou culpados.

publicidade:

A linguagem usada é simples e sóbria, sem exibicionismo ou exageros.

Resumo

A obra composta de 26 capítulos evoca a terrível seca ocorrida no Estado do Ceará em 1915, mas especificamente, na região de Quixadá.

A autora descreve alguns cenários da vida no interior do Ceará durante o período da seca e divide sua narrativa em dois planos, no primeiro, revela a história de Chico Bento e sua família e no segundo, a história de Vicente e Conceição.

Chico Bento é um vaqueiro pobre que cuida do rebanho de Dona Maroca. Chico é casado com Cordulina e tem cinco filhos. Após ser demitido pela patroa e expulso pela seca, empreende uma longa viagem para Fortaleza e acaba perdendo três filhos pelo caminho.

Conceição é uma moça inteligente com algumas idéias feministas que se sente atraída pelo primo Vicente, vaqueiro extraordinário que, apesar de rico, é humilde com a família e com os empregados. Os dois se gostam, mas depois que Conceição passa a tratar Vicente de forma fria por acreditar que ele estava de caso com outra mulher, Vicente começa a não acreditar no amor ou na felicidade e Conceição começa a perceber a diferença entre os dois.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook