Atualizado em: 21 abril 2012

Saiba o que é Sociologia

A sociologia nada mais é que um estudo que se aprofunda para descobrir as razões pelas quais os indivíduos agem de determinada maneira dentro da sociedade em que vivem
Você Sabia?
O criador dessa ciência foi um homem chamado Auguste Comte, sua ideia era fazer com que muitas áreas do conhecimento pudessem se unir. A sociologia foi a primeira ciência social a entrar na grade como matéria acadêmica.
Auguste Comte

Auguste Comte: o criador da sociologia. (Foto: Divulgação)

Sociologia está engendrada nas ciências humanas, foi através dela que se tornou possível estudar a sociedade através das relações das pessoas em torno dela, como elas interagem nos grupos sociais, aqui o indivíduo não importa sozinho, ele precisa esta inserido nos meios.

Porque estudar a sociologia?

Estudar a sociedade de modo geral é o que faz a sociologia e isso se deu após a Revolução Francesa e Industrial. Os cenários que tínhamos antes eram o dos regimes autoritários e o do proletariado que sofria abuso de poder.

publicidade:

As mudanças que as revoluções provocaram tanto política, quanto culturalmente fizeram com que os trabalhadores fossem substituídos por máquinas, os camponeses se dirigissem para as cidades em busca de melhores condições para viver, com tudo isso acontecendo a população, consequentemente, aumentou nesses lugares.

Logo a falta de infraestrutura afetou o mundo, esse acontecimento pode ser chamado de caos social. O emprego desapareceu, a fome e a criminalidade aumentaram, a prostituição era alternativa para quem não tinha renda e as noticias de suicídio viraram destaque.

Se tudo isso estava acontecendo, qual o motivo para deixar de estudar as causas que faziam com que a sociedade sofresse essas alterações, esses acontecimentos mereciam atenção especial.

O que a sociologia tenta compreender

Os métodos utilizados pela sociologia para realizar esses estudos são científicos e bastante embasados em estudos que permeiam a questão de desestruturação da sociedade. O objetivo é buscar meios para explicar, compreender e melhorar a situação social em que vivemos desde muito.

Existem três linhas de pensamentos que os estudiosos consideram as mais importantes. Uma é de Auguste Comte, a Positivista-Funcionalista, a segunda fica por conta de Max Weber que fala da sociologia compreensiva e a explicação dialética explicada por Karl Marx.

Modo prático de entender a sociologia – Vídeo

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook