Atualizado em: 24 outubro 2011

O Negro Bonifácio - Resumo

Veja neste artigo, o resumo do conto “O Negro Bonifácio” de Simões Lopes Neto

O conto O Negro Bonifácio faz parte da obra Contos Gauchescos publicado em 1912. Todos os contos da coletânea são narrados pelo ex-furriel* Blau Nunes de oitenta e oito anos e versam sobre o mundo gauchesco

Resumo

O conto trata-se da loucura de um orgulho ferido. Tudinha, filha de sinhá Fermina e, provavelmente, do capitão Pereirinha, fora com a mãe e os quatro namorados, entre eles, Nadico, às carreiras**.

publicidade:

Lá, Tudinha encontra o negro Bonifácio que lhe convida a uma aposta. Caso a tordilha*** que ela escolhesse ganhasse, Bonifácio lhe daria uma libra de doces.

Perdendo a aposta, Bonifácio fora pagá-la, mas Nadico pegou os doces e os jogou na cara do negro que não deixou por menos. Uma grande confusão começou e Bonifácio, Nadico, os namorados de Tudinha e outros que queriam acertar contas com o negro atrevido entraram em uma briga sangrenta que deixou o negro ferido e Nadico com a barriga aberta. Fermina tentara afastar o negro com água quente e fora atravessada com um facão no mesmo instante em que uma bala atingira a cabeça de Bonifácio que caiu. Tudinha enraivecida pela morte de Nadico e por sua mãe que estrebuchava no chão, atirou-se em cima de Bonifácio e enfiou o facão em seus olhos e o esfaqueou repetidamente na barriga.

Após um tempo, Blau afirma que descobriu que Bonifácio fora o primeiro homem a relacionar-se com a linda Tudinha.

 

*graduação militar superior a cabo e inferior a sargento

** corridas de cavalos

*** cavalo

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook