Atualizado em: 13 outubro 2011

O Mulato - Resumo

Veja neste artigo, o resumo da obra “O Mulato” de Aluísio Azevedo

Por ser filho de portugueses e por ter nascido no Maranhão, uma das províncias mais portuguesas da época da colonização, Aluísio Azevedo tornou-se um escritor bastante influenciado pela cultura portuguesa e pela linguagem arcaica lusitana.

Em O Mulato, essa influência portuguesa é facilmente observada no falar das personagens e nos termos lusitanos antiquados utilizados pelo autor.

publicidade:

Além disso, Azevedo também é conhecido por criar romances de coletividade onde as personagens são descritas de forma caricaturais e reduzidas a “tipos”, sem que lhes sejam imputada profundidade psicológica.

Resumo

Jose da Silva é um fazendeiro e ex-comerciante de escravos que tivera um filho bastardo, Raimundo, com uma escrava alforriada chamada Domingas. Sua esposa, Quitéria, desconfiada da atenção que o marido dava ao suposto afilhado, descobre a verdade e quase mata Domingas a chibatadas e a queimaduras.

Orientada pelo Padre Diogo, Quitéria foge para a propriedade de sua mãe e quando José da Silva vai buscá-la, a descobre em adultério com o Padre e a mata. Astuciosamente, Padre Diogo propõe um pacto de silêncio entre os dois.

José decide deixar a fazenda para Domingas e parte com o filho para São Luis, com planos de partir para Portugal, e hospeda-se na casa do irmão Manuel Pescada cuja filha Ana Rosa, acabara de nascer.

José Silva adoece e o Padre Diogo passa a visitá-lo e acaba tornando-se padrinho de Ana Rosa. Quando José se restabelece decide voltar para a fazenda, mas é misteriosamente assassinado no caminho e Raimundo é enviado pelo tio para Portugal conforme o desejo de pai.

Após estudar advocacia na Europa, Raimundo, de olhos azuis e pele escura, volta para o Brasil para vender os bens dos pais e acaba acomodando-se na casa do tio que estava interessado em obter algum lucro com o rapaz.

Durante sua estada, Raimundo passa a investigar seu passado e a morte de seu pai e acaba desconfiando do Padre Diogo que, numa inversão rápida de papéis, consegue contornar a situação.

Raimundo, estando na casa do tio, acaba se apaixonando por Ana Rosa, mas por ser bastardo é impedido de casar com a moça. Apaixonados, os dois decidem fugir, mas logo são descobertos pelo Padre Diogo que incita Luis Dias, rapaz prometido a Ana Rosa, a matar Raimundo.

Vendo seu amador ser assassinado, Ana Rosa aborta o bebê que estava esperando.

Seis anos depois, Ana Rosa reapareça tranquila com o atual marido, Luis Dias, cuidando dos três filhos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook