Atualizado em: 13 outubro 2011

O Missionário - Resumo

Veja neste artigo, o resumo da obra “O Missionário” de Inglês de Souza

Herculano Marcos Inglês de Souza nasceu em Óbidos no estado do Pará em 1953, tornou-se advogado, jornalista, cronista, romancista e foi um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Letras.

Algumas de suas obras foram publicadas com o pseudônimo de Luiz Dolzani, mas somente com a obra O Missionário o escritor alcançou a fama.

publicidade:

A obra é um romance de tese que propõe uma discussão sobre o conflito vocacional de um sacerdote e seu instinto sexual. O autor também  aproveita para descrever com fidelidade a vida numa pequena cidade do Pará e trabalha belamente com as cenas regionais.

Resumo

O autor inicia a obra descrevendo a cidade de Silves no Pará, local em que o Padre Antônio de Morais é enviado. O município é parado e desinteressante e logo o Padre se enfastia da rotina da vizinhança e decide procurar novas tarefas.

Padre Antônio de Morais não tinha aptidão alguma para o sacerdócio, apesar de possuir grande prestígio como um sacerdote correto e devoto, e ressentia com a severa disciplina do seminário e toda repressão da sexualidade sofrida na adolescência.

Decidido a catequizar os temíveis munducurus, Padre Antônio de Morais decide se embrenhar na mata com o sacristão que no meio do caminho volta para Silves.

O padre acaba adoecendo, mas consegue chegar ao sítio de João Pimenta onde conhece Clarinha, a neta do fazendeiro, que cuida dele com cuidados extremos. Diante da sensualidade da mameluca, o Padre não resiste e cede ao desejo sexual.

Ao final, restabelecido, o Padre retorna para Silves com Clarinha e é recebido pelo povo da cidade como um verdadeiro santo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook