Atualizado em: 23 setembro 2011

O Código das Águas - Resumo

Veja neste artigo, o resumo do livro “O Código das Águas” de Lindolf Bell

O Código das Águas foi escrito pelo poeta Lindolf Bell e publicado em 1984. O autor nasceu em Santa Catarina no ano de 1938 e faleceu em dezembro de 1998. Enquanto esteve vivo, o escritor publicou mais de 15 obras que já foram traduzidas para o italiano, belga, inglês e espanhol.

Resumo

O título do livro – O Código das Águas – representa o fluir das coisas, pois assim como a água corre sob suas regras e seus códigos, a vida segue em um constante movimento.

publicidade:

A morte, o tempo, o rio, a infância, a eternidade e a poesia, fazem parte da temática dos 34 poemas distribuídos entre os cinco capítulos: Poemas, Desterro, Minifúndio, Poema do Andarilho e Poemas Finais.

No “Poema do Andarilho“, o autor fala sobre as contradições e desencontros de um andarilho que acredita que não pode ser menor que seu sonho.

O poema “Procuro a Palavra Palavra” é um poema metalingüístico belíssimo que fala sobre a busca da palavra como meio de expressão. Neste poema o autor utiliza de vários recursos estilísticos e figuras de linguagem como a metáfora, a antítese, a aliteração e a anáfora.

Na obra também estão os poemas: Desterro, Poema Matemático, Asa da Primeira Idade, entre outros.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook