Atualizado em: 15 outubro 2011

O Centauro no Jardim - Resumo

Veja neste artigo, o resumo da obra “O Centauro no Jardim” de Moacyr Scliar

Moacyr Jayme Scliar é um escritor, formado em medicina, que escreveu contos, romances e novelas.

A maioria de seu trabalho está relacionado à imigração dos judeus do Leste Europeu durante e após as duas guerras mundiais. O autor, geralmente, retrata os problemas de adaptação dos judeus e a perda da identidade judaica com o passar dos anos e a sucessão das gerações.

publicidade:

Porto Alegre sempre é a cidade escolhida como cenário em suas tramas e a utilização de textos fantásticos impregnados de elementos religiosos de caráter mágicos fazem parte do seu estilo.

Resumo

Em um restaurante tunisiano “Jardim das Delícias”, localizado na cidade de São Paulo, Guedali Tratskovsky, filho de imigrantes judeus russos, relembra seu passado na fazenda Quatro Irmãos, situada no estado de Rio Grande do Sul. No ano de 1935 Guedali nasce com uma anomalia mítica, sua fisionomia é a de um centauro.

Seus pais decidem protegê-lo e escondê-lo do mundo. Guedali vive livre no campo e galopa com bastante frequência. Em um de seus passeios conhece um índio chamado Peri e se alegra com a possibilidade de ter um amigo, mas Peri nunca mais é visto.

Quando o filho do fazendeiro vizinho descobre seu segredo, o pai de Guedali decide mudar com a família para proteger o filho. Mudando-se para a cidade, a vida de Guedali se torna ainda mais reclusa e ele se refugia nos livros. Com a idade de vinte anos foge para um circo e passa a se apresentar, supostamente, com um irmão em uma fantasia de centauro. Descoberto pela domadora que se envolvera, foge também do circo.

Guedali conhece outra centaura chamada Tita e passa a viver com ela. Como Tita se ressentia de sua natureza, os dois vão para Marrocos e realizam uma operação que os permitem andar sobre as duas patas traseiras.

De volta ao Brasil, os dois passam a viver uma vida normal, mas por não sentirem aquele mesmo sentimento do início do relacionamento, Guedali trai Tita, mas ninguém descobre.

Tempos depois, Guedali flagra Tita lhe traindo com outro centauro e volta para Marrocos para reverter sua operação. Lá se apaixona por uma esfinge, Lolah, que é assassinada pelo assistente do médico ao tentar ajudar Guedali que desistira da operação.

Guedali volta para o Brasi, se reconcilia com Tita e em setembro de 1973 comemora com os amigos em um bar, o seu 38º aniversário e conta sua história a alguns amigos enquanto Tita conta a uma amiga uma história semelhante, mas sem a existência de centauros.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook