Atualizado em: 23 setembro 2011


O Cabeleira - Resumo

Veja neste artigo, o resumo do livro “O Cabeleira” de Franklin Távora
O Cabeleira é uma obra regionalista escrita por Franklin Távora (1842 a 1888) e publicada em 1876. A obra, que possuí fatos históricos, aborda temas relacionados ao sertão nordestino e à história dos cangaceiros, à pobreza e à ignorância.

O protagonista do enredo, José Gomes, conhecido como o Cabeleira, foi o antecessor do famigerado Lampião.

Resumo

José Gomes, o Cabeleira, é filho de um conhecido bandido da região, Joaquim Gomes, que sempre incentivou o filho a cometer terríveis atos de violência. Sua mãe, Joana, conhecida pela bondade, tentava a todo custo interferir na influência do marido sobre o filho, mas este partiu levando a criança e ela nada pode fazer.

Cabeleira, antes de partir, prometera a sua amiga Luisinha que retornaria e nunca mais praticaria maldade alguma.

Pai e filho se associaram a Teodósio e, juntos, aterrorizaram as pequenas vilas pobres e desamparadas. O bando era bastante conhecido e temido e após vários ataques e assassinatos passaram a ser perseguidos por soldados e pessoas da região.

Cabeleira encontra Luisinha e foge com ela para a mata, abandonando o pai e o Teodósio e prometendo a ela nunca mais machucar nenhum ser “vivente”. Joaquim Gomes e Teodósio são assassinados pelos soldados que continuam a busca por Cabeleira.

Um dia, quando voltava com água e comida para amada Luisinha, encontra-a morta, vítima de um ferimento no peito causado pelo pai de Cabeleira ao botar fogo na casa em que ela estava.

Ouvindo o som de uma corneta, Cabeleira foge, mas é acuado em um cerco e se entrega.

Em sua execução, diz estar arrependido de tudo que fez e diz adeus à mãe que morre do coração entre a multidão na praça.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook