Atualizado em: 2 setembro 2011

O Alienista - Resumo

Veja neste artigo, o resumo da obra “O Alienista” de Machado de Assis

O Alienista foi publicado pela primeira vez em 1882 e é classificado por muitos como um conto longo, devido à estrutura de sua narrativa.

A obra é enquadrada como o primeiro romance realista escrito por autor brasileiro e é narrada em terceira pessoa, nos moldes dos contos “era uma vez”, por um narrador-onisciente, preocupado com a objetividade e realismo da narração.

publicidade:

Resumo

Dr. Simão é um médico da Corte e protagonista da obra. Ao voltar a sua terra natal, Itaguaí, decide se aprofundar nos estudos da loucura fundando o manicômio Casa Verde para poder observar com tranquilidade os aspectos científicos da insanidade.

Com o tempo, o médico formula uma teoria baseada na abrangência da loucura, eliminado as delimitações entre comportamento normal e comportamento insano. Com isso, o médico passa a “encarcerar”, em seu manicômio, pessoas com comportamentos considerados, até então, normais pela sociedade. Vaidosos, demasiados corteses, agiotas, “maníacos” por oratória, e até mesmo sua esposa que nunca se decidia por qual jóia usar ao ir a um baile.

Devido à quantidade de internações e a natureza dos motivos, Porfírio, o barbeiro da cidade, lidera uma manifestação contra o manicômio, mas, corrompido pelo poder, firma acordo com o Dr. Bacamarte. Essa traição dá inicio a uma nova revolta comandada por outro barbeiro, o João Pina, que, devido à “intromissão” militar, não consegue continuar com o levante.

O doutor prossegue com o trabalho e com o tempo deturpa completamente a noção de loucura e sanidade e passa a soltar os antigos internos e a prender pessoas com o perfeito equilíbrio mental.

Após algum tempo de internação, todos são liberados ao apresentar algum tipo de desequilíbrio, demonstrando estarem totalmente curados.

Inconformado com a falta de conclusão no estudo, pois acredita que não houve cura alguma, apenas desequilíbrios emocionais pré-existentes foram externados, decide se internar na Casa Verde, tornando-se médico e paciente.

Depois de alguns meses, o médico e louco morre sozinho.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook