Atualizado em: 20 setembro 2011

Dicionário Escolar reconhece gírias como 'piriguete'

O aurélio define periguete como “moça ou mulher que, não tendo namorado, demonstra interesse por qualquer um”
Dicionário está mais inteligente (foto: shutterstock)

Dicionário está mais inteligente, e reconhece até termos informais como gírias e palavrões (foto: shutterstock)

Se você pensa que no dicionário só se encontra palavras mais formais, então está completamente enganado.  A cada ano que passa o dicionário português Aurélio é atualizado, sendo acrescentadas algumas palavras que não tem nada de formal, pelo contrário, são mesmo muito populares.

O novo dicionário Aurélio, edição escolar, foi lançado recentemente na Bienal do Livro no Rio de Janeiro, 11 de setembro, e apresenta definições de palavras como “periguete” que significa “moça ou mulher que, não tendo namorado, demonstra interesse por qualquer um”, enquanto “tuitar” é definido como “postar ou acompanhar algo postado no Twitter”. Termos como bullying, blog e deletar também estão entre os verbetes integrados.

publicidade:

Conheça também o Dicionário de sintomas e o Dicionário online

Segundo Valéria Zelik, responsável pela edição do manual, “O uso é o que habilita uma palavra a entrar para o dicionário. A língua tem muitas nuances, e o dicionário é um reflexo disso, não o contrário”.

As palavras são inseridas no dicionário depois de uma longa pesquisa nos meios de comunicação de massa e em obras literárias e acadêmicas. Quando a palavra ou a expressão é encontrada ela leva em torno de cinco anos de “quarentena”, para que seu uso seja estudado. Afinal quando a expressão é apenas uma gíria da moda, não é necessário adicioná-las do dicionário.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook