Atualizado em: 5 setembro 2011

Noite da Taverna - Resumo

Veja neste artigo, o resumo da obra “Noite na Taverna” de Álvares de Azevedo

Manuel Antônio Álvares de Azevedo nasceu em setembro de 1831 em São Paulo, mas mudou-se cedo para o Rio de Janeiro.

Aos 16 anos retornou para São Paulo para cursar a Faculdade de Direito e, durante esse período tornou-se amigo de vários poetas e célebres boêmios, provavelmente, membros da Sociedade Epicuréia.

publicidade:

Sua participação nessa sociedade secreta, famosa pelas orgias, devassidão desmedida e atividades satânicas, é refutada por seus biógrafos mais respeitados, mas muitos acreditam que o autor foi um dos membros da associação.

Álvares de Azevedo escreveu “Lira dos Vinte Anos”, “Macário”, e o conto “Noite na Taverna”, mas devido sua morte prematura, aos 21 anos, seus trabalhos foram todos publicados postumamente.

Resumo

O conto “Noite na Taverna” é composto por 07 quadros, “Uma noite do século”, “Solfieri”, “Bertram”, “Gennaro”, “Claudius Hermann”, “Johann” e “Último beijo de amor”, que narram as conversas de um grupo de jovens em uma taverna.

Eles relatam histórias de diversos assuntos, em sua totalidade, relacionados a acontecimentos trágicos, envolvendo assassinatos, histórias de incestos, amores pervertidos, fratricídios, entre outros.

O autor não especifica tempo nem lugar e, portanto, sabe-se apenas que os fatos acontecem em alguma taverna localizada em algum lugar e em algum período de tempo, mas conforme os personagens vão contando suas histórias, o leitor é transportado para um cenário completamente diferente.

Os protagonistas são os boêmios Solfieri que idolatra a amada como a um anjo, quando na verdade, sua musa sofre de catalepsia, doença rara em que os membros se tornam rígidos, e é depressiva; Bertram, um boêmio amável até que, por influência de sua amada, Ângela, torna-se obscuro; Gennaro, bonito, puro e pensativo quando jovem que se torna desonrado com o passar do tempo e não consegue esquecer seu amor por Nauza; Claudius Hermann que gastava muito em orgias e desejava ardentemente ter sua amada, Eleonora; Johann que desonra a irmã e, sem saber, assassina o próprio irmão; Geórgia, a irmã de Johan, se entrega para ele pensando ser o seu amor; e Artur que amava Geórgia.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook