Atualizado em: 13 outubro 2011

Negrinha - Resumo

Veja neste artigo, o resumo da obra “Negrinha” de Monteiro Lobato

O livro Negrinha foi publicado no ano de 1920 e considerado, pela crítica, o melhor livro de literatura não infantil do autor Monteiro Lobato.

A obra, constituída de 22 contos, tem alguns contos escritos durante a fase atormentada do autor, entre eles estão o Conto Negrinha, A Facada Imortal, O Colocador de Pronomes, e outros.

publicidade:

Em sua maioria, os contos abordam temas relacionados ao ódio, a tragédia e ao romantismo onde as personagens, típicas das décadas iniciais do século XX, através das mãos do autor, revelam os bastidores da sociedade patriarcal e da persistente mentalidade escravocrata, apesar da abolição ter ocorridos há décadas.

Resumo

O conto Negrinha relata a estória de uma jovem negrinha maltratada pela “excelente senhora”, de acordo com a sociedade, que, desconhecendo outras realidades, aceita resignada sua condição, até encontrar uma boneca que abre seus olhos para uma possível vida de brincadeiras e felicidade, mas a menina acaba adoecendo e morrendo ao perceber que nunca poderá ter acesso a essa vida.

Em As Fitas da Vida, um ex-soldado da Guerra do Paraguai, velho e cego, se queixava que todas suas desgraças aconteceram por ter perdido seu capitão durante a Guerra e afirmava que se o encontrasse novamente, todos os seus problemas acabariam e até a visão lhe seria devolvida.

Quando finalmente encontrou seu capitão, os dois se abraçaram e o velho soldado foi operado e recuperou a visão.

“Achei meu capitão! Achei meu pai! Minhas desgraças acabaram-se!…”

Em O Drama da Geada, um fazendeiro de café enlouquece ao ver todo o cafezal queimado pela geada e foge. Seus familiares o encontram tempo depois pintando de verde as folhas que foram queimadas.

Em O Bugio Moqueado o narrador conta horrorizado a história de um poderoso coronel fazendeiro que matara um negro por suspeitar que ele fosse amante da esposa e cozinhara sua carne obrigando a esposa a comê-la.

No conto O Jardineiro Timóteo, Lobato relata uma história de violência contra os negros no Brasil.

Em O Fisco, Lobato critica as iniquidades tributárias cometidas pela prefeitura de São Paulo.

Em Os Negros, o mais longo de toda a obra, a história de amor entre um empregado português e a filha do fazendeiro é o foco central.

A obra também é constituída dos contos, Barba Azul, O colocador de pronomes, Uma história de mil anos, Os pequeninos, “A facada imortal”, A policitemia de Dona Lindoca, Duas cavalgaduras, O bom marido, Marabá, Fatias da vida, A morte do Camicego, Quero ajudar o Brasil, Sorte grande, Dona Expedita e Herdeiro de si mesmo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook