Atualizado em: 12 setembro 2013

Morfologia dos Pulmões: Resumo

Trouxemos um resumo simples e bem compacto sobre a morfologia dos pulmões!
Você Sabia?
Os pulmões são órgãos elásticos e esponjosos, divididos em lobos pulmonares.
Morfologia dos Pulmões ( Foto: Divulgação)

Morfologia dos Pulmões ( Foto: Divulgação)

Os pulmões fazem parte do sistema respiratório que tem a função de trocar os gases do corpo com o ar atmosférico e desta forma assegurar a permanente concentração de oxigênio no sangue. Para acontecer à respiração precisamos falar dos pulmões que são essenciais e são dois sacos esponjosos que são revestidos por uma dupla membrana chamada de pleura. É graças à pleura que é uma membrana fina que os pulmões conseguem se mover suavemente durante a respiração e ela reveste a face interna da parede torácica e os pulmões na parte posterior.

É através dos pulmões que é feita a troca gasosa chamada de hematose e eles ficam situados do diafragma até um pouco acima das clavículas e estão justapostos as costelas.

publicidade:

Cada um dos pulmões pesam em média 700 gramas e possuem 25 centímetros de altura, além de três faces que são a face lateral, inferior e medial. Eles possuem características morfológicas diferentes sendo que o pulmão direito possui três lobos divididos por duas fissuras e o pulmão esquerdo se divide em um lobo superior e um inferior por uma fissura oblíqua. Cada lobo pulmonar é subdividido em segmentos pulmonares que são unidades completas consideradas autônomas. Já o hilo do pulmão fica localizado na fase mediastinal de cada pulmão e é formado pelos brônquios principais, artérias pulmonares, veias pulmonares, vasos linfáticos e veias bronquiais.

Morfologia dos Pulmões ( Foto: Divulgação)

Morfologia dos Pulmões ( Foto: Divulgação)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook